Início » Internacional » Chega ao fim proibição para mulheres dirigirem
ARÁBIA SAUDITA

Chega ao fim proibição para mulheres dirigirem

A partir deste domingo, 24, as mulheres podem dirigir na Arábia Saudita

Chega ao fim proibição para mulheres dirigirem
A permissão para as mulheres integra o plano econômico árabe conhecido como Visão 2030 (Foto: Malekalmousa/Instagram)

Chegou ao fim, neste domingo, 24, a proibição para mulheres dirigirem na Arábia Saudita. O país era o único do mundo a ter esse tipo de restrição para motoristas. A partir das primeiras horas, dezenas de mulheres já tomavam as ruas com seus carros.

“Eu estou realmente dirigindo em meu próprio país? Eu me sinto feliz, aliviada. Eu sinto que estou livre”, celebrou a médica Mona Al-Fares em entrevista à CNN.

Reconhecidamente um país com diferentes tipos de restrições, a Arábia Saudita tem adotado uma postura mais liberal desde o fim do ano passado. Em dezembro, por exemplo, a nação liberou, depois de 35 anos, a abertura de cinemas comerciais. A permissão para as mulheres integra o plano econômico árabe conhecido como Visão 2030, que quer reformular a economia nacional.

O anúncio do fim da proibição foi feito em setembro de 2017 através de um decreto do rei Salman. “Nossa liderança pensa que este é o momento certo para fazer esta mudança, porque na Arábia Saudita temos atualmente uma sociedade jovem, dinâmica e aberta”, afirmou o embaixador do país em Washington, o príncipe Khaled bin Salman, na época.

Apesar da permissão, parece que as mulheres ainda vão enfrentar muita resistência para conseguir ter respeito e iguais direitos atrás do volante. Um homem de um serviço de motoristas, como o Uber, afirmou que não apoia mulheres dirigindo porque acredita “que elas não são as melhores pilotas”.

“As mulheres não podem dirigir e não são qualificadas”, afirmou Khaled Abdullah Al-Houba, de 42 anos. Além disso, Abdullah disse que as mulheres “precisam de pelo menos dois anos para aprender a dirigir”.

Mas nem todos os homens são contrários a permissão para que as mulheres possam ser motoristas. O empresário Alwaleed bin Talal celebrou o fim da proibição pelas redes sociais. Assim que foi permitido, bin Talal compartilhou um vídeo com sua filha no volante, enquanto suas netas permaneciam no banco de trás.

Fontes:
CNN-Landmark day for Saudi women as kingdom's controversial driving ban ends
The Guardian-'I feel free like a bird': Saudi women celebrate as driving ban lifted

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *