Início » Internacional » Chelsea Manning é solta após cumprir sete anos de prisão
ESTADOS UNIDOS

Chelsea Manning é solta após cumprir sete anos de prisão

Militar americana que vazou milhares de documentos sigilosos do governo para o site WikiLeaks estava presa desde 2010

Chelsea Manning é solta após cumprir sete anos de prisão
Apesar de estar em liberdade, Manning ainda enfrenta desafios legais (Foto: Wikimedia)

Chelsea Manning, a militar americana transexual que vazou milhares de documentos sigilosos do governo dos EUA para o site WikiLeaks, de Julian Assange, foi solta de uma prisão militar no Kansas, após cumprir sete anos de uma sentença de 35 anos. A informação foi confirmada pelo exército americano.

Manning estava presa desde maio de 2010. Entre os documentos vazados, estavam as imagens de Collateral Murder, que retratavam um helicóptero americano em um ataque em Bagdá, no qual dois jornalistas da Reuters e outros civis foram mortos.

Manning cumpriu sete anos de sua pena em centros de detenção masculinos. Durante este período, ela travou uma batalha legal implacável para ser respeitada como uma mulher, ganhando o direito de receber tratamento hormonal, mas ainda sendo submetida ao comprimento de cabelo masculino padrão e códigos de vestimenta masculinos.

Obama concedeu clemência a Manning em seus dias finais como presidente em janeiro. A pena de 35 anos foi a mais longa nos Estados Unidos para pessoas condenadas por vazar documentos. De acordo com Obama, ela “havia assumido a responsabilidade” pelo crime que cometeu e “a sentença que recebeu foi desproporcional a outros que também cometeram o crime”.

Apesar de ser solta, Manning ainda enfrenta desafios legais. A sua sentença de 2013 permanece em vigor. Ou seja, mesmo em liberdade, Mannning deve continuar lutando para que sua sentença seja derrubada.

Fontes:
The Guardian-Chelsea Manning released from military prison
DW-Chelsea Manning deixa a prisão
Isto É-Chelsea Manning é libertada da prisão nos EUA após 7 anos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *