Início » Internacional » Chile aprova projeto que legaliza o uso da maconha
Política de drogas

Chile aprova projeto que legaliza o uso da maconha

Medida foi considerada um grande avanço na política de drogas do país

Chile aprova projeto que legaliza o uso da maconha
Aprovação da proposta foi comemorada com aplausos na Câmara (Foto: Wikipedia)

A Câmara dos Deputados do Chile aprovou na última terça-feira, 7, um projeto de lei que legaliza o cultivo de pequenas quantidades de maconha para uso medicinal e recreativo no país. O projeto, agora, será avaliado por uma junta médica e depois seguirá para votação no Senado.

A proposta foi aprovada por 68 votos contra 39 e cinco abstenções. O resultado da votação foi comemorado com aplausos na Câmara e considerado um grande avanço na política de drogas do país, que tem uma sociedade fortemente conservadora.

Até então, o plantio, venda ou transporte de maconha no Chile era um crime punido com até 15 anos de prisão. A nova lei estabelece a posse máxima de 10 gramas por pessoa e 500 gramas por domicílio. O uso em vias públicas, no entanto, continua proibido.

A mudança de abordagem do Chile em relação à maconha reflete uma tendência mundial liderada pelo Uruguai, que em 2013 foi o primeiro país a criar um mercado legal para a maconha.

Este ano, a Jamaica legalizou o uso consumo pessoal de maconha. Nos Estados Unidos, mais de 20 países já adotaram leis mais liberais para o uso pessoal e medicinal da erva.

Fontes:
The Independent-Chile cannabis decriminialisation: Lawmakers move to decriminalise marijuana

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *