Início » Internacional » Chilenos não precisarão mais de visto para ir aos EUA
visto dispensado

Chilenos não precisarão mais de visto para ir aos EUA

País será o primeiro da América Latina a ter o visto dispensado para viagens de até 90 dias

Chilenos não precisarão mais de visto para ir aos EUA
Para ser aceito, Chile precisou acatar uma série de normas americanas de segurança (Reprodução/Internet)

A partir de fevereiro de 2014, os chilenos não precisarão mais tirar visto para fazer viagens de até 90 dias aos Estados Unidos.

Na última segunda-feira, 3, o secretário de Estado americano, John Kerry, comunicou ao presidente chileno, Sebastián Piñera, que o Chile passará a fazer parte do programa “Visa Waiver”, que concede a alguns países regime especial de visto nos EUA.

Apenas 37 países do mundo, a maioria europeus, fazem parte do programa. O Chile será o primeiro país latino-americano a obter o privilégio. A princípio, a inclusão chilena irá durar três anos.

Para ser aceito, o Chile precisou acatar uma série de normas americanas de segurança. Entre as exigências estão acordos de extradição, cooperação na luta contra o terrorismo e o crime organizado e informar ao governo americano sempre que o passaporte de um cidadão chileno for extraviado ou perdido. Os EUA também exigem que os passaportes chilenos sejam eletrônicos, como o dos europeus, e acompanhados de um chip.

Uma equipe do Departamento de Segurança Nacional dos EUA irá ao Chile no segundo semestre deste ano para verificar se as medidas solicitadas estão sendo cumpridas.

No ano passado, cerca de 200 mil chilenos visitaram os EUA. O número é bem menor do que a média de 1,8 milhões de turistas brasileiros que viajaram aos EUA para viagens de turismo ou negócios no mesmo período.

Fontes:
Folha-Chilenos não vão precisar de visto para ir aos EUA

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. victor teixeira disse:

    olha q lindo…s2 a terra do Tio sam aplicando a politica da “boa vizinhança”….rumo a ALCA!!!

  2. Manuel Urrutia disse:

    Bom caminho

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *