Início » Internacional » China elimina limite de mandatos presidenciais
MUDANÇA NA CONSTITUIÇÃO

China elimina limite de mandatos presidenciais

Medida permite que o presidente Xi Jinping continue no poder após 2023, quando termina seu segundo mandato

China elimina limite de mandatos presidenciais
Para Jinping, medida ‘ilustra o desejo comum do partido e do povo’ (Foto: Flickr/ Laika ac)

O Congresso Nacional do Povo da China aprovou neste domingo, 11, uma emenda que elimina o limite de dois mandatos presidenciais.

A emenda foi aprovada em uma votação única de um conjunto de 21 emendas constitucionais e permite que o presidente Xi Jinping, que iniciou o segundo mandato este ano, continue no poder após 2023, quando encerraria seu mandato. Ao todo, Foram 2.958 votos a favor das emendas, dois contrários e três abstenções.

Outra emenda aprovada inclui na Constituição as teorias políticas de Xi sobre o desenvolvimento do “socialismo com características chinesas em uma nova era”. Citado pela agência oficial Xinhua, o presidente Xi Jinping destacou que a proposta foi “plenamente democrática”, feita “após uma coleta de opiniões a partir de diferentes setores” e que “ilustra o desejo comum do partido e do povo”.

O fim do limite de dois anos para mandatos presidenciais rompe com o sistema criado por Deng Xiaoping, que impôs limites ao tempo no poder em cargos públicos para evitar os excessos cometidos, entre 1949 e 1976, por Mao Tsé-Tung, líder ao qual Xi Jinping é constantemente comparado por analista políticos.

Fontes:
DW-China muda Constituição e elimina limite a mandato de Xi Jinping

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *