Início » Vida » Ciência » China está próxima de inaugurar o maior radiotelescópio do mundo
CHINA

China está próxima de inaugurar o maior radiotelescópio do mundo

Governo chinês diz que seu objetivo é acelerar a busca por formas de vida extraterrestre

China está próxima de inaugurar o maior radiotelescópio do mundo
O maior radiotelescópio do mundo terá o tamanho de 30 campos de futebol (Foto: Reprodução/Youtube)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O governo da China está próximo de finalizar a construção do maior radiotelescópio do mundo. De acordo com a imprensa estatal, o último dos 4.450 painéis refletores foi instalado neste domingo, 3, faltando apenas alguns detalhes para o término da construção. O radiotelescópio deve entrar em operação em setembro.

O Rádiotelescópio de Abertura Esférica (FAST, na sigla em inglês), localizado na província de Ghizou, têm um diâmetro de 500 metros, superando o Observatório Arecibo em Porto Rico, de 300 metros. A medida do radiotelescópio chinês equivale ao tamanho de 30 campos de futebol.

Leia também: Estação Espacial chinesa na Patagonia é motivo para alarme?

Os cientistas farão correções de erros e testes iniciais no telescópio, é o que informa Zheng Xiaonian, vice-diretor da Observação Astronômica Nacional da Academia Chinesa de Ciências (instituição responsável pela construção do telescópio). “O projeto tem potencial para procurar mais objetos estranhos no espaço que poderão nos ajudar a compreender a origem do universo e impulsionar a busca por formas de vida extraterrestres”, disse Zheng Xiaonian, vice-diretor da Observação Astronômica Nacional da Academia Chinesa de Ciências (instituição responsável pela construção do telescópio), à agência de notícias Xinhua.

Foram investidos cerca de 1,2 bilhões de yuans (US$ 184 milhões) no projeto que demorou cinco anos para ficar pronto. Além disso, mais de 9 mil chineses foram desalojados de suas casas para que o telescópio fosse construído.

De acordo com o Presidente Xi Jinping, o projeto tem como objetivo fortalecer o programa espacial chinês e tornar o país uma grande potência em pesquisas espaciais. Críticos, principalmente nos Estados Unidos, no entanto, denunciam a influência das Forças Armadas do país no programa espacial chinês e veem com preocupação os avanços da China no setor. 

Fontes:
The Guardian-China puts finishing touches to world's biggest radio telescope

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *