Início » Economia » China faz a maior desvalorização de sua moeda em 20 anos
Economia

China faz a maior desvalorização de sua moeda em 20 anos

País desvalorizou o yuan em quase 2% frente ao dólar. Medida foi tomada para impulsionar as exportações e frear a desaceleração econômica

China faz a maior desvalorização de sua moeda em 20 anos
No ano passado, a segunda maior economia mundial cresceu 7,4%, o pior resultado em 25 anos (Foto: Pixabay)

Nesta terça-feira, 11, o banco central da China desvalorizou a moeda do país, o yuan, em quase 2% em relação ao dólar. É a maior desvalorização da moeda chinesa dos últimos 20 anos.

A medida foi tomada para impulsionar as importações e reativar o crescimento da economia chinesa, a segunda maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. No ano passado, a economia do país cresceu 7,4%, o pior resultado dos últimos 25 anos. Já no primeiro semestre deste ano, a desaceleração foi de 7%.

Em nota, o banco central chinês afirmou que a desvalorização foi feita para “atender às necessidades do mercado”. “A balança comercial da China continua a registrar superávits relativamente grandes, enquanto a taxa de câmbio efetiva do yuan ainda está relativamente forte em relação a várias moedas globais e diverge de expectativas do mercado. Portanto, é necessário aprimorar mais o ponto médio do preço do yuan para atender às necessidades do mercado”, disse o órgão.

A medida, no entanto, dividiu a opinião de economistas. Isso porque ela reverte a política de manter o yuan forte para estimular o consumo doméstico e impulsionar os investimentos no exterior, fazendo a China deixar de ser um país de manufatura de baixo custo e caminhar em direção à uma economia de consumo.

“Por muito tempo dei crédito ao BC chinês por se manter firme sobre o yuan e reconhecer que, embora pudesse ser tentador tentar fortalecer o modelo antigo de crescimento baseado em depreciação cambial, isso era na verdade um beco sem saída”, disse em entrevista a Reuters o economista americano Patrick Chovanec.

Outros economistas, porém, defendem a medida, afirmando que ela vai aliviar a mão pesada do governo no câmbio e a pressão deflacionária.

Fontes:
Reuters-China devalues yuan after poor economic data

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *