Início » Internacional » China instala mísseis em ilha disputada
MAR MERIDIONAL DA CHINA

China instala mísseis em ilha disputada

Militarização do território reivindicado por vários países preocupa os EUA

China instala mísseis em ilha disputada
Marinha e Força Aérea chinesas enviam forças às Ilhas Paracel há alguns anos (Foto: Wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Pentágono tem evidências de que o exército chinês instalou mísseis em uma ilha disputada no Mar Meridional da China, disse um militar americano.

A manobra agrava tensões regionais que foram inflamadas pelo extenso esforço da China de construir ilhas artificiais no Mar Meridional da China, reforçando sua reivindicação de soberania sobre uma área aproximadamente do tamanho da Argentina, onde as Filipinas, o Vietnã e outras nações também clamam território. Os EUA não reconhecem as reivindicações chinesas e, há poucos meses, navegaram as águas com navios de guerra e sobrevoaram o espaço aéreo da região com aviões militares para reforçar seu direito de liberdade de navegação.

A China vem aumentando sua infraestrutura civil e militar na ilha, que também é clamada pelo Vietnam e Taiwan. O Ministério de Defesa de Taiwan, em um comunicado, confirmou na quarta-feira, 17, que a China havia colocado mísseis na ilha.

Já o Ministério de Defesa da China não confirmou nem negou o fato, mas sabe-se que a Marinha e Força Aérea chinesas vêm militarizando as Ilhas Paracel há alguns anos.

O oficial americano, que não quis ser identificado, não comentou quando os mísseis chegaram à ilha, quantos eram e se estão operacionais.

Fontes:
The New York Times-China Deployed Missiles on Disputed Island, U.S. Says

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *