Início » Vida » Educação » China pode restringir acesso a escolas de elite
EDUCAÇÃO

China pode restringir acesso a escolas de elite

China pode proibir crianças de famílias ‘não confiáveis’ de irem a escolas sob sistema de crédito social

China pode restringir acesso a escolas de elite
‘Uma vez indigno de confiança, sempre restrito’, acredita Xi Jinping (Foto: Pixabay)

As crianças na China podem ser proibidas de frequentar escolas de elite se o sistema de crédito social julgar sua família como “indigna de confiança”. O governo chinês usou a tecnologia para impedir passageiros de comprar passagens de avião e trem por até um ano como punição por crimes.

Aqueles que caírem no sistema acusados de cometer transgressões financeiras ou legais também podem enfrentar limites nas escolhas de educação de seus filhos, o que os restringiria a escolas estaduais comuns, de acordo com Liu Guixiang, um membro do comitê judicial da Suprema Corte do Povo. Para ele, se as taxas da escola forem mais altas do que as das escolas normais, isso é considerado um gasto de luxo, relatou ao Daily Mail.

As crianças seriam então impedidas de participar se as mensalidades fossem pagas pela pessoa que foi desacreditada. Liu também afirmou que o sistema não puniria ninguém de forma incorreta nem penalizaria membros da família a fim de pressioná-los, e chamou o sistema legal chinês de “muito civilizado”. O movimento para colocar os cidadãos em listas restritas está de acordo com o plano do presidente chinês Xi Jinping de construir um sistema baseado no princípio: “Uma vez indigno de confiança, sempre restrito”.

No ano passado, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, denunciou o sistema como “um sistema orwelliano baseado no controle de praticamente todas as facetas da vida humana”.

As infrações que podem afetar o sistema incluem cometer atos como espalhar informações falsas sobre o terrorismo e causar problemas nos voos, bem como usar ingressos vencidos ou fumar nos trens. As pessoas também podem ser punidas por não pagar multas ou outras irregularidades financeiras.

Fontes:
Independent-China could ban children from 'untrustworthy' families from schools under social credit system

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *