Início » Internacional » China tem mais penas de morte que o resto do mundo
RELATÓRIO INTERNACIONAL

China tem mais penas de morte que o resto do mundo

Informações foram divulgadas em relatório anual da Anistia Internacional

China tem mais penas de morte que o resto do mundo
Mesmo assim, não foram divulgados os dados sobre a China (Foto: Elliott Brown/Flickr)

Fonte: Anistia Internacional

A Anistia Internacional divulgou seu relatório anual sobre execuções de sentenças de morte na última quinta-feira, 12. A China encabeçou a lista novamente. Embora a organização de direitos humanos tenha parado de publicar as estimativas da China em 2009, por falta de dados, as informações disponíveis sugerem que milhares de pessoas são executadas anualmente.

Irã, Arábia Saudita, Iraque e Paquistão completam a lista das cinco nações com mais execuções. Enquanto 56 países ainda executam pessoas por crimes comuns, a prevalência da punição caiu. Guiné e Mongólia aboliram a pena de morte no ano passado, entrando na lista de 106 países que fizeram isso em lei, enquanto outras 36 nações abandonaram a sentença na prática.

Os Estados Unidos resistiram à tendência, com um ligeiro aumento em 2017 (embora os números permaneçam próximos de mínimos históricos) – alguns estados, principalmente o Arkansas, retomaram as execuções depois de anos sem esse tipo de punição. Ao todo, o país executou 23 pessoas.

As recentes reflexões do presidente Donald Trump sobre a execução de traficantes de drogas aumentaram a ira da Anistia Internacional. Faz muito tempo que as economias emergentes são pressionadas para que acabem com a pena de morte por delitos relacionados a drogas, o que, segundo a Anistia, não atende ao patamar de “crimes mais graves” acordado internacionalmente.

Fontes:
The Economist-China still executes more people than anywhere else

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. laercio disse:

    O Brasil tem não só o maior índice de pena de morte do mundo mas também a condenação a morte sem crime cometido. milhares de brasileiros perdem a vida todos os dias através dos gatilhos apertados por marginais e políticos…
    a imprensa, os direitos humanos e outros confundem a opinião pública quando fazem a notícia ficar distorcida pois os fatos em sí não são considerados.

  2. q1z\''q disse:

    o Brasil tem pena de morte muito maior que as nações acima citadas,e, são aplicadas pelos bandidos que aqui existem em total liberdade.os direitos humanos,deveriam se preocupar com os seres humanos,que diariamente pagam com a vida em todos os estados brasileiros e não com os direitos dos bandidos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *