Meios de comunicação oficiais informaram que a remoção visa garantir a "segurança ambiental" da área de Três Gargantas.
A retirada vai acontecer nos próximos dez a quinze anos, e o número de pessoas que serão removidas é o equivalente à população da Irlanda. Será o maior deslocamento por razões ambientais da história moderna. Mais de 1,2 milhão de pessoas já tiveram que deixar a área por causa do projeto da maior hidrelétrica do mundo.
Inicialmente considerada um triunfo da engenharia, o projeto da represa de Três Gargantas pode se transformar numa catástrofe ambiental, com riscos de deslizamentos de terra e poluição.

Esse projeto é um desastre ecológico, desde o começo isso é sabido.
Essa é uma grande construção,sem sombra de dúvidas a econômia do país vai dar um grande salto,mas como foi avaliado o meio ecológico para que viesse ser construido essa represa? que teve que desabrigar uma grande parte da população chinesa,observei que o nivel da água é de + ou – 152m quase 60andares de um prédio,se o homem é capaz de fazer uma imundação dessa porque ele ñ faz uma modificação nas montanhas que impede que a acamada de ar passe para o nordeste.