Início » Internacional » Cidade chinesa é responsável pela fabricação de 60% dos enfeites de Natal do mundo
Mundo

Cidade chinesa é responsável pela fabricação de 60% dos enfeites de Natal do mundo

Na vila de Yiwu, 600 fábricas produzem boa parte das lâmpadas, bolinhas e enfeites que estão em nossas árvores natalinas

Cidade chinesa é responsável pela fabricação de 60% dos enfeites de Natal do mundo
Entretanto, a produção de Yiwu vem perdendo espaço com os gigantes da internet como Alibaba e o Made in China (Reprodução/Wikimedia Commons)

Yiwu, uma cidade a 300 km ao sul de Shangai, onde não há neve real e nem pinheiro a vista é a responsável por 60% da produção mundial de enfeites de natal. São 600 fábricas que produzem todo o tipo de artigo natalino. Os trabalhadores locais tem uma jornada de até 12 horas por dia, ganhando cerca de R$ 850 reais por mês.

yiwu 2

O complexo em Yiwu foi declarado pela ONU como o “maior mercado de commodities de pequeno atacado do mundo”. A escala operacional do local necessita de um tipo de plano urbano, onde são dividos em cinco distritos. A produção natalina é concentrada no distrito dois.

yiwu 2

A reportagem do jornal ‘The Guardian’ realizou uma entrevista com um dos funcionários do local, que afirmou não saber exatamente o que é o Natal. “Deve ser o equivalente ao ano novo Chinês”, contou Wei, um trabalhador local de 19 anos que veio de uma província rural de Guizhou.

yiwu3

Entretanto, a produção de Yiwu vem perdendo espaço com os gigantes da internet como Alibaba e o Made in China. No Alibaba, por exemplo, você pode encomendar 1,4 milhões de decorações diferentes de Natal que serão entregues na sua casa. No mercado de Yiwu não passa de mais de 400 mil produtos em estoque.

Fontes:
Revista Galileu-Cidade chinesa é responsável pela fabricação de 60% dos enfeites de Natal do mundo
The Guardian-Santa's real workshop: the town in China that makes the world's Christmas decorations

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *