Início » Internacional » Cidade do Missouri tem nova onda de violência
Tensão racial nos EUA

Cidade do Missouri tem nova onda de violência

Protestos violentos recomeçaram após policial branco que matou jovem negro não ser processado

Cidade do Missouri tem nova onda de violência
Carro da polícia é incendiado em Ferguson (Fonte: Reprodução/Reuters)

Após a decisão do júri de não indiciar Darren Wilson, o policial branco que matou a tiros o jovem negro Michael Brown, de 18 anos, em agosto, em Ferguson, nos EUA, a cidade do Missouri registrou uma nova onda de distúrbios nesta terça-feira, 25.

O anúncio foi seguido de explosões e tiros. Carros foram incendiados e há também registros de saques.

A segurança foi reforçada nas ruas de Ferguson com policiais, tropas de choque, FBI, Swat e Guarda Nacional. Os manifestantes afirmaram que as forças de segurança utilizaram gás lacrimogêneo para controlar os tumultos. A polícia afirmou, no entanto, que só utiliza “fumaça” para dispersar as pessoas. Há vários focos de incêndio na cidade.

Ainda de acordo com a polícia, pelo menos 29 pessoas foram detidas e pelo menos 150 tiros foram disparados durante os protestos. Não há registro até o momento de qualquer pessoa com ferimento grave.

Cerca de 12 imóveis foram incendiados pelos manifestantes, sendo a maioria totalmente danificado. Outras grandes cidades dos EUA, como Nova York, Chicago e Los Angeles, tiveram protestos pacíficos.

O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu calma à população de Fergunson, e ainda que possíveis manifestações fossem pacíficas.

O promotor do condado de Saint Louis, Robert McCulloch, informou que o policial Darren Wilson não será processado porque o júri concluiu que não há provas suficientes para processá-lo. “Não há dúvida de que Darren Wilson matou. Wilson foi o agressor inicial. Mas foi autorizado a usar força letal em autodefesa”, afirmou o promotor.

Fontes:
G1 - Ferguson, nos EUA, tem nova onda de violência por morte de jovem negro

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *