Início » Internacional » China quer reprimir o chamado ‘Biquíni de Pequim’
HOMENS DE BARRIGA EXPOSTA

China quer reprimir o chamado ‘Biquíni de Pequim’

Cidades chinesas classificam como ‘não civilizado’ o costume de homens de meia-idade de andar sem camisa, ou com parte dela enrolada, expondo a barriga

China quer reprimir o chamado ‘Biquíni de Pequim’
Tendência é comum no país, e muitos classificam a repressão como exagerada (Foto: Anagoria/Wikimedia)

A cada verão, enquanto as cidades chinesas sufocam sob o calor escaldante, homens de meia-idade em todo o país enrolam suas camisetas por cima de suas barrigas para se refrescarem.

É um estilo tão onipresente que até ganhou um apelido carinhoso: “biquíni de Pequim”. Mas em uma cidade da província de Shandong, no leste da China, os amantes do biquíni de Pequim – e aqueles que ficam totalmente sem camisa – caíram em desgraça com as autoridades locais. As autoridades em Jinan – uma cidade de 8,7 milhões de habitantes – divulgaram um aviso ordenando que o público mantivesse suas camisas em lugares públicos.

A visão de homens de meia-idade na China relaxando em lugares públicos com a camisa enrolada para expor a barriga, ou completamente sem camisa, é comum em todo o país. Mas as autoridades de Jinan pretendem corrigir esse “comportamento não civilizado”, de acordo com a nota, que acrescentou que os cidadãos reclamaram do “fenômeno incivilizado” que prejudicou a imagem da cidade.

As autoridades disseram que planejavam reprimir “o uso indevido em locais públicos”, o que incluía “falta de camisa” e “exposição descontrolada de partes do corpo”. Brigas públicas, filas de saltos, lixo e “andar incivilizado” também estão sendo alvejados sob o aviso, que visa melhorar a imagem da cidade. Mas, nas mídias sociais, muitas pessoas achavam que os regulamentos eram exagerados. “Estar sem camisa corta mais emissões de carbono do que ligar o ar condicionado”, disse um internauta, enquanto outro acrescentou: “Deixe os idosos serem livres”.

Em Tianjin, uma cidade costeira perto de Pequim, um homem foi multado em cerca de US$ 7 em maio por fazer compras sem camisa em um supermercado, segundo a polícia local. A cidade introduziu um regulamento que proíbe ficar sem camisa no início deste ano.

Em Handan, província de Hebei, que circunda a capital, o governo é tão sério em relação aos homens que ficam sem camisa em público que lançou uma campanha que inclui um minifilme educativo que mostra uma mulher apresentando seu namorado ao pai, sem camisa, que está jogando cartas com seus amigos em um parque público. Mas o namorado se ofende com o estado de nudez de seu pai, e a puxa para o lado para perguntar “É o seu pai? Ele é tão incivilizado”.

Fontes:
CNN-No more 'Beijing bikini': Chinese city calls topless men 'uncivilized'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *