Início » Vida » Educação » Ciência da computação entra no currículo escolar
Computação nas escolas

Ciência da computação entra no currículo escolar

Os ingleses estão treinando um exército de pequenos programadores para suprir uma demanda no setor da tecnologia

Ciência da computação entra no currículo escolar
Ao exigir que crianças a partir de cinco anos estudem ciência da computação, a Inglaterra ultrapassou países como os EUA em sua investida na tecnologia (Reprodução/Getty Images)

A tecnologia da informação faz parte do currículo escolar no Reino Unido desde 1990, mas ultimamente os cursos têm desmotivado alunos, que consideram tediosas as aulas sobre softwares de processamento de texto e de planilhas. Essa reputação tornou difícil atrair bons professores e esfriou o entusiasmo pela matéria. Para reverter esse panorama, o Reino Unido reformou seu currículo de tecnologia. As novidades entrarão em vigor este mês.

A reforma substitui as aulas de “tecnologia da comunicação e informação” com um novo curso chamado “computação”, que será obrigatório para crianças inglesas com idades entre cinco e 16 anos. Os mais novos irão aprender sobre algoritmos e outros conceitos básicos da ciência da computação, e os mais velhos serão ensinados a usar pelo menos duas linguagens de programação.

Grande parte dos cursos pode ser ministrada sem computadores. A revisão tem como objetivo produzir bons recrutas para as empresas de tecnologia da Grã-Bretanha, que já não podem mais depender de um pequeno grupo de tecnólogos autodidatas.

Ao exigir que crianças a partir de cinco anos estudem ciência da computação, a Inglaterra ultrapassou países como os EUA em sua investida na tecnologia. A  União Europeia considera a Inglaterra um modelo para seus vizinhos. Governos asiáticos estão acompanhando de perto.

 

Fontes:
The Economist- Hello world!

1 Opinião

  1. Joma Bastos disse:

    Novas experiências na Educação são sempre bem vindas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *