Início » Internacional » Cientistas criam curativos que regeneram músculo do coração
SAÚDE

Cientistas criam curativos que regeneram músculo do coração

Curativos são similares a adesivos feitos com células do paciente, o que evita a possibilidade de rejeição

Cientistas criam curativos que regeneram músculo do coração
A pesquisa pode mudar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo (Foto: British Heart Foundation)

Cientistas britânicos criaram em laboratório pequenos curativos com 2,5 cm2, com a função de regenerar o músculo cardíaco danificado por um infarto do miocárdio ou por insuficiência cardíaca. Segundo a Fundação Britânica do Coração (BHF), os ensaios clínicos em seres humanos começarão nos próximos dois anos após experimentos promissores com animais.

Os curativos são feitos a partir de amostras de células do sangue, de células do músculo cardíaco, de vasos sanguíneos e do epicárdio, membrana que envolve o coração. Cada curativo é feito com amostras de células dos pacientes e, portanto, não é necessário o uso de medicamentos imunossupressores para evitar a rejeição.

Os curativos têm uma estrutura semelhante à do tecido cardíaco e batem e se contraem como o músculo do coração. Eles também liberam substâncias químicas que estimulam as células do coração a se regenerarem.

Em experimentos com animais, o implante dos curativos, além de melhorar o funcionamento do coração após um ataque cardíaco, regenerou os vasos sanguíneos.

Um ataque cardíaco ocorre quando um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo do coração. Sem sangue, partes do tecido morrem por falta de oxigênio. O infarto do miocárdio pode ser fatal ou causar uma insuficiência cardíaca crônica, que afeta cerca de 920 mil pessoas no Reino Unido.

De acordo com o Dr. Richard Jabbour, do Centro de Medicina Regenerativa da BHF, no futuro os curativos farão parte dos tratamentos de rotina prescritos pelos médicos após um ataque cardíaco, ou em casos de insuficiência cardíaca.

Na opinião de Metin Avkiran, diretor médico da BHF, esse trabalho pioneiro de pesquisa pode mudar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

“Em casos de insuficiência cardíaca grave, as pessoas estão sempre exaustas e, às vezes, não conseguem fazer nem mesmo tarefas diárias simples. Acreditamos que os curativos cardíacos ajudarão essas pessoas a terem uma vida normal”, disse Avkiran.

Fontes:
The Guardian - Stem cell patches could help mend hearts after heart attack

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *