Início » Vida » Ciência » Cientistas discutem como produzir melhores vacinas
Ciência

Cientistas discutem como produzir melhores vacinas

O tema da vacinação foi o destaque do encontro anual da American Association for the Advancement of Science (AAAS)

Cientistas discutem como produzir melhores vacinas
As vacinas são as armas nucleares da medicina (Reprodução/Dave Simonds)

As vacinas são as armas nucleares da medicina. Além da água limpa e do sistema de esgotos, as vacinas têm salvado mais vidas do que qualquer medida de saúde pública. Mas  podem ser aperfeiçoadas.

A maioria das vacinas é fabricada com técnicas conhecidas por Louis Pasteur, um polímata do século XIX, que deu um status científico à vacinação. O método de Pasteur consistia em enfraquecer um agente patogênico em um laboratório ou matá-lo. O resultado, ao ser injetado ou engolido, agia como um antígeno que estimulava a reação imunológica, porém não causava a doença. Assim protegido, o sistema imunológico reagia com mais rapidez quando confrontado com uma doença.

Esse processo funcionava. Mas era aleatório. Além disso, os detalhes de seu funcionamento eram em geral obscuros. Por esse motivo, a reunião deste ano da American Association for the Advancement of Science (AAAS), realizada em San Jose, Califórnia, dedicou diversas sessões à discussão de técnicas para produzir vacinas com mais rapidez, maior eficácia e um custo menor, e como seria possível criar vacinas para mais tipos de doenças.

Fontes:
Economist-Onwards and upwards

1 Opinião

  1. JOSE FABIANO COELHO PITOMBEIRA disse:

    A ciência a serviço da humanidade. Como é importante os cientistas na qualidade de vida da humanidade.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *