Início » Vida » Ciência » Cientistas estão mais confiantes em atribuir mudanças climáticas à influência humana
aquecimento global

Cientistas estão mais confiantes em atribuir mudanças climáticas à influência humana

À medida que as pesquisas evoluem, novas descobertas poderão mudar a opinião pública e a política do governo

Cientistas estão mais confiantes em atribuir mudanças climáticas à influência humana
Novo campo de estudo da ciência climática está começando a fornecer respostas (Foto: Flickr)

No início deste ano, durante uma visita a uma fazenda de árvores frutíferas atingida pela seca na Califórnia, Barack Obama citou o período de três anos de seca no estado, o pior já registrado, como um exemplo dos danos que as mudanças climáticas podem causar. Os políticos gostam de fazer esse tipo de comentário. David Cameron, o primeiro-ministro do Reino Unido, disse em 2014 que suspeitava que a mudança climática provocara as inundações na região sudoeste da Grã-Bretanha.

Mas os cientistas que estudam os fenômenos atmosféricos têm sido extremamente cautelosos em atribuir as mudanças climáticas ao aquecimento global. Em razão de o clima ser, por sua natureza variável,  é impossível afirmar que uma mudança climática provocou secas ou inundações específicas. Com base nessa premissa, os cientistas têm evitado fazer afirmações categóricas.

Até agora. Um novo campo de estudo da ciência climática está começando a fornecer respostas à pergunta: esta seca (ou onda de calor e tempestade) foi causada pelo menos em parte pela mudança climática? Em alguns casos, a resposta é um sim cauteloso. No entanto, à medida que as pesquisas evoluem, novas descobertas poderão mudar a opinião pública e a política do governo.

Existem tantos fatores que influenciam o clima, a exemplo do pressuposto do matemático e meteorologista, Edward Lorenz, que o movimento das asas de uma borboleta em uma parte do mundo pode causar um furacão em outra. Portanto, é difícil isolar um único fator responsável. É impossível afirmar que a mudança climática foi responsável por tempestades, inundações ou ondas de calor específicas.

Mas os pressupostos científicos lidam com probabilidades. Os médicos ainda não têm uma base científica sólida para afirmar que um caso de câncer de pulmão foi causado pelo tabagismo (o paciente poderia ter a doença sem nunca ter fumado). Entretanto, é possível dizer que o fumo aumenta o risco de um determinado tipo de câncer e que o tabagismo é responsável por casos de câncer em geral.

Do mesmo modo, hoje os cientistas têm fundamentos para dizer que as mudanças climáticas aumentam o risco da alteração de um padrão climático específico e, em alguns casos, a influência do aquecimento global em certos fenômenos meteorológicos é praticamente indiscutível. No entanto, apesar dessas conclusões, ainda não se pode dizer com uma certeza categórica que o aquecimento global causou uma determinada mudança climática.

Fontes:
The Economist-Is it global warming or just the weather?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *