Início » Internacional » Cinco pontos do relatório dos EUA sobre o uso de tortura pela CIA
Táticas de tortura

Cinco pontos do relatório dos EUA sobre o uso de tortura pela CIA

Nesta terça-feira, 9, o Senado americano vai divulgar um relatório sobre os controversos métodos de interrogar da CIA durante o governo Bush. Entenda cinco pontos importantes sobre o assunto

Cinco pontos do relatório dos EUA sobre o uso de tortura pela CIA
Comitê de inteligência do Senado americano divulgará o relatório nesta terça-feira, 9 (Reprodução/Washington Post)

O comitê de inteligência do Senado americano divulgará nesta terça-feira, 9, um relatório sobre as táticas da CIA para interrogar detentos durante os oito anos de governo de George W. Bush.

Preocupada com a reação diante do relatório, a Casa Branca reforçou a segurança em alvos americanos vulneráveis a ataques. Veja abaixo cinco questões importantes sobre a divulgação do relatório do Senado:

1) Por que somente agora o Senado americano decidiu divulgar o relatório? 

A investigação sobre as práticas da CIA no governo Bush começaram em 2009. Contudo, os agentes tiveram de reunir e avaliar um total de 6 milhões de arquivos, entre eles vídeos, gravações de áudio e emails. Todo esse material resultou em um relatório de 6 mil páginas com cerca de 35 mil notas de rodapé.

2) Quem foram os responsáveis pela investigação? A CIA concorda com as conclusões do relatório? 

As investigações começaram após o inspetor geral da CIA descobrir que um detento morreu de hipotermia em uma prisão da CIA no Afeganistão. Em 2002, o inspetor emitiu um relatório alertando sobre graves abusos nos interrogatórios.

Apesar disso, o comitê de inteligência do Senado americano só instaurou uma investigação oficial em 2007, após descobrir que alguns detentos estavam sendo submetidos à tortura por afogamento.

O relatório não é partidário e conta com o apoio e crítica de parlamentares democratas e republicanos. A CIA discorda de vários pontos do relatório.

3) O uso de tortura ajudou a localizar Osama Bin Laden? 

Alguns membros do Senado americano afirmam que muitos presos submetidos a interrogatórios cruéis forneceram informações sobre uma espécie de rede de correios crucial para a Al Qaeda. Essas informações levaram à captura de Osama Bin Laden. No entanto, mesmo sendo submetidos à tortura, alguns presos forneceram informações enganosas.

4) Que tipo de métodos eram utilizados nos interrogatórios? Eles podem ser considerados tortura? 

As técnicas usadas incluíam tapas e uso de força bruta por parte dos agentes. Os detentos também eram colocados em posições desconfortáveis, privados de sono, colocados em caixas fechadas e submetidos a afogamento.

5) Haverá alguma punição para os envolvidos em casos de tortura? 

Em 2012, o procurador-geral americano, Eric H. Holder Jr., anunciou que nenhum agente da CIA envolvido em práticas de tortura será condenado.

Fontes:
The Washington Post-5 questions about the CIA detention and interrogation report you wish you didn’t have to ask

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *