Início » Internacional » Civis são usados como escudo humano pelo Isis em Fallujah
TERRORISMO NO IRAQUE

Civis são usados como escudo humano pelo Isis em Fallujah

Ofensiva do governo contra terroristas na cidade é catastrófica, diz especialista

Civis são usados como escudo humano pelo Isis em Fallujah
Terroristas fecharam as saídas da cidade e atiram em quem tenta escapar (Foto: Wikipedia)

A ofensiva do governo iraquiano para recuperar a cidade de Fallujah do Estado Islâmico (Isis) se transformou em uma “catástrofe humana”, segundo o diplomata Jan Egeland, secretário-geral do Conselho Norueguês de Refugiados, a maior ONG humanitária da Noruega. Cerca de 50 mil civis são mantidos reféns na cidade. Famílias que conseguiram escapar disseram que, no início dos ataques do governo, na semana passada, terroristas do Isis fecharam as saídas da cidade e atiraram em quem tentasse fugir.

Leia também: Exército iraquiano entra em Fallujah, reduto do Isis

Assim como usar reféns como escudo humano contra as forças iraquianas que se aproximam, há relatos de que militantes estão forçando famílias a se deslocar com os terroristas do Estado Islâmico.

Sir Jeremy Greenstock, que foi correspondente especial no Iraque de 2003 a 2004, disse ao programa de rádio inglês Today que “desertores” do partido de Saddam Hussein também estavam presentes em Fallujah, e que iriam resistir às ofensivas do governo iraquiano.

“Isto está fadado a ser uma campanha muito destrutiva”, ele disse. “Não há como as forças iraquianas recuperarem Fallujah sem sérios danos à população civil.”

As forças de contra-ataque iraquianas começaram a entrar na cidade na manhã de segunda-feira, 30, com apoio bélico e aéreo de forças de combate lideradas pelos americanos.

Não há números oficiais de casualidades, e ambos os lados alegam ter matado dúzias de soldados inimigos. Não há menção de mortes de civis.

Fontes:
Independent-Isis in Fallujah: 'Human catastrophe' unfolding in city as civilians used as human shields for Iraqi assault

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Markut disse:

    Não há como não lembrar o aforismo de Nietzsche , a respeito da natureza humana, essa corda estendida sobre o abismo, entre o animal e o ser sublimado.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *