Início » Internacional » Coalizão de Macri ganha eleições legislativas
ARGENTINA

Coalizão de Macri ganha eleições legislativas

Governo argentino tem a seu favor a divisão do movimento peronista

Coalizão de Macri ganha eleições legislativas
Trata-se da maior vitória de Macri desde que ele assumiu o poder (Fonte: Reprodução/Reuters)

A coalizão de centro-direita Cambiemos, do presidente Mauricio Macri, ganhou as eleições legislativas neste domingo, 22, na Argentina.

Trata-se da maior vitória de Macri desde que ele assumiu o poder, no fim de 2015. Resultados oficiais mostram que a coalizão Cambiemos foi a mais votada nos cinco principais distritos do país — que representam 70% do eleitorado —, incluindo na província de Buenos Aires.

Após o anúncio dos primeiros resultados, Macri ressaltou que “não ganhou um partido. Ganhou a certeza de que podemos mudar a história”.

O presidente argentino vem governando nos últimos dois anos com minoria no Congresso. Agora, ficou mais forte para tentar implementar sua política de abertura econômica.

A ex-presidente Cristina Kirchner, do partido Unidad Ciudadana, reconheceu a derrota, mas disse que seu partido, criado para esse pleito, foi a força que mais “cresceu nas eleições”, e prometeu transformá-lo “na base para fundar uma nova oposição”.

Cristina foi eleita senadora pelo Unidad Ciudadana. Como parlamentar, garantiu a imunidade em um momento em que é acusada de corrupção em oito processos judiciais distintos.

Apesar de ainda ser minoria no Congresso, o governo se fortaleceu nas eleições legislativas deste domingo, aumentando suas bancadas. O governo ficará com 25 dos 72 senadores e 108 dos 257 deputados, e tem a seu favor a divisão do movimento peronista.

Fontes:
Portal Exame - Nas eleições legislativas na Argentina, Macri triunfa

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *