Início » Internacional » Colômbia ainda busca sobreviventes de ‘avalanche de lama’
TRAGÉDIA

Colômbia ainda busca sobreviventes de ‘avalanche de lama’

Governo dá seguimento às buscas por sobreviventes de avalanche de lama que deixou 254 mortos e 200 desaparecidos no último domingo, 2

Colômbia ainda busca sobreviventes de ‘avalanche de lama’
Cidade foi atingida por uma avalanche de água e pedras após o transbordamento de três rios (Fonte: Reprodução/Exército da Colômbia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um levantamento divulgado neste domingo, 2, pelo Exército da Colômbia aponta que o número de mortos em decorrência de uma avalanche de lama na cidade de Mocoa, no departamento de Putumayo, no sul do país, subiu para 254. O número de feridos chegou a 400 e ainda há 200 desaparecidos.

A cidade de pouco mais de 45 mil habitantes, localizada na região amazônica colombiana, na fronteira com o Equador, foi atingida por uma avalanche de água e pedras na madrugada do último sábado, 1, após o transbordamento de três rios.

O governo colombiano ainda busca sobreviventes e declarou estado de calamidade pública. A expectativa das autoridades é, no entanto, de que o número de mortos ainda aumente de forma significativa por causa da grande quantidade de pessoas desaparecidas.

As operações de resgate contam com a participação da Cruz Vermelha, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil.

Uma testemunha da tragédia disse em entrevista ao jornal El Espectador que “foi como se um mar tivesse passado pelo bairro”. Casas, postes, carros e árvores foram arrastados pela avalanche de lama.

Em entrevista à revista Semana, o prefeito de Mocoa, José Antonio Castro, afirmou que “há bairros que desapareceram por completo”. A casa do prefeito também foi destruída pela avalanche.

Medições oficiais indicam que, apenas na noite de sexta-feira, 31, choveu 30% do esperado para todo o mês.

Fontes:
BBC Brasil - Colômbia corre contra o tempo em busca de sobreviventes de 'avalanche de lama'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *