Início » Internacional » Colômbia diz que negociação com Farc está perto do fim
'Para o bem ou para o mal'

Colômbia diz que negociação com Farc está perto do fim

Afirmação foi feita em meio a recentes ataques da guerrilha

Colômbia diz que negociação com Farc está perto do fim
Chefe da equipe de negociadores do governo colombiano, Humberto de La Calle(Fonte: Reprodução/Efe)

O chefe da delegação do governo colombiano, Humberto de La Calle, afirmou que a negociação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) está perto do fim, “para o bem ou para o mal”.

A afirmação foi feita em meio a recentes ataques da guerrilha. La Calle ressaltou que isto será possível “ou porque chegaremos a um acordo, já que estamos trabalhando na reta final dos temas de fundo. Ou por mal, se a paciência dos colombianos acabar”.

Pesquisas recentes mostram que menos da metade da população colombiana apoia uma solução negociada do conflito que já dura mais de 50 anos.

De acordo com La Calle, o pouco respaldo da população às conversações de paz se deve aos “acontecimentos dos últimos dias. Há uma onda de destruição da infraestrutura nacional, com impactos terríveis para a população civil”.

O chefe da delegação ressaltou ainda a pressão das Farc por um cessar-fogo bilateral antes do fim das negociações, e afirmou que o governo colombiano estaria disposto a aceitar a proposta se fosse feita em “condições de seriedade”, com o fim das hostilidades e do narcotráfico.

Fontes:
Estadão - Colômbia pode aceitar cessar-fogo bilateral com Farc

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *