Início » Internacional » Colômbia e Venezuela decidem encerrar crise na fronteira
acordo

Colômbia e Venezuela decidem encerrar crise na fronteira

Após encontro em Quito, presidentes da Colômbia e da Venezuela chegaram a um acordo que deve acabar com a crise bilateral que explodiu no último dia 19 de agosto

Colômbia e Venezuela decidem encerrar crise na fronteira
Presidentes da Venezuela, do Uruguai, do Equador e da Colômbia após encontro em Quito nesta segunda (Fonte: Reprodução/Divulgação/Unasul)

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, se reuniram nesta segunda-feira, 21, em Quito, no Equador, e decidiram encerrar a crise na fronteira entre os dois países.

Maduro e Santos acertaram a “normalização progressiva” da fronteira e “o retorno imediato dos respectivos embaixadores”, segundo uma declaração conjunta divulgada pelo presidente do Equador, Rafael Correa.

O encontro entre Maduro e Santos foi mediado por Correa e também pelo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez. Após cinco horas de negociações, os presidentes da Colômbia e da Venezuela chegaram a um acordo que deve acabar com a crise bilateral que explodiu no último dia 19 de agosto com um ataque a uma patrulha venezuelana que deixou três feridos.

Os dois países agora devem realizar uma “investigação da situação da fronteira” de 2.219 km. De acordo com a ONU, desde o início da crise, 1.532 colombianos foram deportados e 18.377 colombianos que viviam em território venezuelano deixaram o país por medo de serem expulsos.

Após o encontro, Maduro disse que “triunfou a sensatez, o diálogo e o que deve triunfar sempre: a paz, a paz entre os nossos países”. Santos, por sua vez, afirmou que “aqui prevaleceu, como diz o presidente Maduro, a sensatez. Esta foi uma discussão, um diálogo sereno, respeitoso e produtivo e me agrada, muitíssimo, poder restabelecer este diálogo com a Venezuela, porque dissemos isso tantas vezes: quando dois presidentes têm diferenças quem sofre é o povo”.

Fontes:
G1 - Colômbia e Venezuela chegam a acordo para normalizar relações

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Os problemas de fronteira da Venezuela com seus vizinhos são causados pela própria Guarda Nacional Bolivariana corrupta, que tem por costume extorquir os seus vizinhos, inclusive brasileiros, que fazem o comércio “formiguinha” na fronteira, devido ao baixo valor do bolívar. As FARC-EP tem seu tráfico de armas, drogas e suprimentos militares liberado.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *