Início » Internacional » Colômbia nega pedido de cessar-fogo das Farc
Acordo negado

Colômbia nega pedido de cessar-fogo das Farc

A Colômbia vive cinco décadas de um conflito interno que já deixou milhares de vítimas

Colômbia nega pedido de cessar-fogo das Farc
As Farc propuseram um cessar-fogo com unilateral, além das interrupções dos ataques (Reprodução/Internet)

Nesta quinta-feira, 18, a Colômbia rejeitou o acordo unilateral de cessar-fogo proposto pelos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Com isso, também sugeriu que vai continuar sua ofensiva militar contra os rebeldes.

Leia mais: Farc declaram cessar-fogo unilateral na Colômbia

As Farc propuseram um cessar-fogo unilateral, além das interrupções dos ataques. A organização também pediu que a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) participem como supervisores.

“A exigência de supervisão para o cessar-fogo unilateral é uma condição que o governo não aceita. Estamos dispostos a iniciar uma discussão sobre o tema da supervisão para um eventual cessar-fogo bilateral e definitivo, no momento em que se dê início à discussão do ponto 3 sobre o fim do conflito. Em todo caso, o governo continuará cumprindo com seu indeclinável dever constitucional de garantir e proteger os direitos dos colombianos”, afirmou o governo colombiano em nota.

A Colômbia vive cinco décadas de um conflito interno que já deixou milhares de vítimas. Negociações em Havana tentam estabelecer pontos de um processo de paz.

Fontes:
O Globo-Colômbia rejeita condição das Farc para cessar-fogo unilateral

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *