Início » Internacional » Colômbia usará detector de mentiras em luta anticorrupção
Teste do polígrafo

Colômbia usará detector de mentiras em luta anticorrupção

Medida visa ainda blindar os processos de contratação no setor de infraestrutura, habitação e saneamento

Colômbia usará detector de mentiras em luta anticorrupção
Governo vai usar teste do polígrafo em luta anticorrupção (Fonte: Reprodução/Dima Korotayev/Getty Images)

O governo colombiano decidiu que a partir de agora “todos os funcionários que participam da elaboração das folhas de licitações ou na adjudicação de contratos serão submetidos, antes e depois, a um teste de polígrafo”.

A medida, anunciada nesta quinta-feira, 2, pelo vice-presidente do país, Germán Vargas Lleras, visa combater a corrupção e ainda blindar os processos de contratação no setor de infraestrutura, habitação e saneamento.

A decisão inclui as 72 entidades territoriais, como a Agência Nacional de Infraestrutura, a Aeronáutica Civil e o setor de habitação e saneamento, que aceitaram o convite do governo colombiano para integrar um pacto pela transparência no uso do dinheiro público.

“Esperamos que a medida se transforme em uma constante para todos os envolvidos no desenvolvimento da infraestrutura nacional”, afirmou o vice-presidente.

Em um ranking de corrupção divulgado em dezembro do ano passado pela Ong Transparência Internacional, a Colômbia ficou no 94º lugar de um total de 174 países.

Fontes:
Veja - Colômbia passa a usar detectores de mentira para combater corrupção

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *