Início » Internacional » Colômbia volta a ser o maior produtor mundial de cocaína
NARCOTRÁFICO

Colômbia volta a ser o maior produtor mundial de cocaína

País produz mais cocaína que Peru e Bolívia juntas, assumindo o posto de maior produtor mundial de cocaína. Em 2014 houve aumento de 44% na produção

Colômbia volta a ser o maior produtor mundial de cocaína
O governo colombiano quer implementar um plano para substituição das plantações de coca (Foto: Wikimedia)

Dois anos após deixar de ser o maior produtor mundial de cocaína, perdendo o posto para o Peru, a Colômbia agora produz mais cocaína que o Peru e a terceira colocada Bolívia juntas. Em 2014, o último ano das estatísticas disponíveis, a Colômbia plantou 44% mais coca do que em 2013 e agentes antidrogas dos Estados Unidos afirmam que este ano a produção será ainda maior.

O rápido crescimento da produção ocorre em um momento delicado para o governo colombiano, que está na fase final das negociações de paz com os rebeldes esquerdistas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que por muito tempo lucraram com o comércio ilegal da droga. No mês passado o governo interrompeu a pulverização aérea das plantações de coca, citando preocupações com os herbicidas utilizados que podem causar câncer. A medida era um dos pilares do Plano Colômbia, um programa através do qual os Estados Unidos forneceram mais de US$ 9 bilhões para o país desde 2000.

Leia também: Colômbia anuncia novo plano para combater o tráfico de cocaína

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, um forte aliado dos Estados Unidos, disse que sua administração está pronta para lança uma campanha massiva de substituição de culturas se houver acordo com as FARC e as áreas sob controle dos rebeldes se tornarem seguras o bastante para os funcionários do governo. Os guerrilheiros e o governo colombiano já concordaram a princípio em um plano de desenvolvimento na varredura de áreas rurais, com as FARC prestando ajuda para persuadir agricultores a abandonarem suas plantações de coca em troca de plantações legalizadas.

Em entrevista ao jornal Washington Post, Santos disse que seu governo irá procurar ajuda americana para seu novo plano de substituição de culturas. Com as FARC fora do campo de batalha, esse tipo de programa poderá ter sucesso após iniciativas passadas fracassarem, afirmou o presidente. “Nós temos uma oportunidade de ouro”, disse Santos. “Mas se nós não dermos uma alternativa para os agricultores, eles continuarão plantando coca”.

Fontes:
Washinton Post-Colombia is again the world’s top coca producer. Here’s why that’s a blow to the U.S.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Beraldo Dabés Filho disse:

    Mineiramente: Uai, a Colômbia não é a mais nova colônia americana do Continente? Com 11 bases militares instaladas no País, não pode dar uma mãozinha para acabar com o cultivo da coca? É muita hipocrisia…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *