Início » Internacional » Combate ao terrorismo enfrenta dificuldades
terrorismo no mundo

Combate ao terrorismo enfrenta dificuldades

O terrorismo é uma ameaça cada vez maior, mas a capacidade das agências de segurança ocidentais de derrotá-lo está diminuindo

Combate ao terrorismo enfrenta dificuldades
5 mil cidadãos da União Europeia aderiram ao movimento jihadista (Reprodução/Claudio Munhoz)

Ao longo da última década as agências de segurança foram extremamente bem-sucedidas em reprimir a ação dos terroristas jihadistas. Mais rigor nas investigações, aperfeiçoamento da tecnologia de segurança, mais recursos financeiros, uma rede de informações eficiente sobre terroristas em potencial e, com frequência, sorte. Mas o combate ao terrorismo tem enfrentado mais dificuldades por três razões.

A primeira é o resultado do colapso de diversos países árabes, sobretudo, a guerra civil interminável na Síria e a ascensão do Estado Islâmico (EI). Esta semana, o diretor da agência de segurança europeia, Europol, disse que cerca de 5 mil cidadãos da União Europeia aderiram ao movimento jihadista, muitos dos quais voltam para seus países como profissionais bem treinados nas técnicas de terrorismo.

A segunda refere-se aos ataques no estilo das tropas de comando, como o atentado em Paris, fáceis de planejar e, por esse motivo, mais difíceis de impedir. Esses ataques não matam tantas pessoas como a explosão de um avião, mas a “propaganda do terror” paralisa a vida cotidiana em uma grande cidade e domina as 24 horas dos meios de comunicação.

Em terceiro lugar, os agentes dos órgãos de inteligência ocidentais dizem que estão perdendo a vantagem tecnológica, que lhes permitia monitorar as comunicações de terroristas em potencial. Os diretores do FBI norte-americano e do MI5 britânico queixaram-se de sua incapacidade de evitar que os suspeitos mergulhem na “clandestinidade” e escapem ao controle da vigilância.

Fontes:
The Economist-Going dark

1 Opinião

  1. Beraldo Dabés Filho disse:

    O objetivo “ocidental” foi atingido: o anti-islamismo em contraponto do anti-semitismo. E assim caminha a humanidade… até que o Mundo todo se fo…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *