Início » Cultura » Começa a Batalha de Trafalgar
Nesta Data

Começa a Batalha de Trafalgar

No dia 21 de outubro de 1805, inicia-se a Batalha de Trafalgar

Começa a Batalha de Trafalgar
A Batalha de Trafalgar inseriu-se nas guerras napoleônicas travadas entre França e Inglaterra (Reprodução/Internet)

A Batalha de Trafalgar foi uma das maiores batalhas navais da história. Lutaram em lados opostos a esquadra inglesa e as esquadras francesa e espanhola. O confronto teve início no dia 21 de outubro de 1805 e aconteceu no cabo de Trafalgar, litoral sul da Espanha, próximo ao estreito de Gibraltar.

A Batalha de Trafalgar inseriu-se nas guerras napoleônicas travadas entre França e Inglaterra. O embate colocava em questão a invasão das ilhas britânicas, uma pretensão de Napoleão Bonaparte de acabar com o poderio econômico e militar inglês. O objetivo de Napoleão era direcionar as esquadras que se encontravam no Mediterrâneo para o apoio de outras esquadras que estavam próximas ao Canal da Mancha.

Os navios franceses e espanhóis, 33 no total, se posicionaram em linha, uma estratégia comum de luta entre navios à vela na época. Esse posicionamento possibilitava o uso dos tanques, localizados nas laterais das embarcações. Em fila indiana e com os navios direcionados lateralmente ao inimigo, ampliava-se a área de ataque durante as batalhas.

A Marinha britânica saiu vitoriosa da batalha, causando grandes danos às forças navais de Napoleão Bonaparte. Outra característica da batalha que garantiu a vitória aos ingleses foi a transmissão da estratégia aos demais comandantes, que tiveram autonomia para executar suas funções, não necessitando da voz de comando de Horatio Nelson.

Após essa derrota em Trafalgar, Bonaparte desistiu de tentar invadir a Inglaterra, adotando outra tática contra os ingleses, a do Bloqueio Continental.

Lorde Nelson tornou-se um herói militar inglês, pois, além dessa vitória em Trafalgar, já havia vencido as forças francesas em outra ocasião, logo após a Batalha das Pirâmides, em 1798. Entretanto, não pode gozar da glória alcançada em razão de um ferimento mortal causado por um mosquete durante a luta em Trafalgar. Lorde Nelson morreu durante a batalha.

 

Fontes:
Brasil Escola

1 Opinião

  1. Regina Caldas disse:

    Visitei o navio comandado pelo Almirante Nelson. Fiquei impressionada com o tamanho do berço no qual ele dormia…minúsculo!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *