Início » Internacional » Começam as votações para as eleições legislativas dos EUA
Teste para Obama

Começam as votações para as eleições legislativas dos EUA

Os democratas, partido do presidente Barack Obama, disputam com os republicanos um terço das cadeiras do Senado americano

Começam as votações para as eleições legislativas dos EUA
Se a oposição ganhar o controle das duas casas, pode limitar a capacidade de governo de Obama (Reprodução/Internet)

Eleitores americanos vão às urnas nesta terça-feira, 4, para renovar a Câmara dos Representantes do país. Os democratas, partido do presidente Barack Obama, disputam com os republicanos um terço das cadeiras do Senado americano.

A oposição, que já tem o controle da Câmara, visa ganhar maioria no Senado. Se os democratas perderem o controle das duas casas para a oposição, a capacidade de governo do presidente Obama pode ser limitada.

Um levantamento feito pelo jornal New York Times, apontou que os republicanos têm uma chance de 70% de obter o controle do Senado. A oposição tem a seu favor o baixo índice de aprovação do governo Obama, atualmente em 40%.

Nos EUA, o voto é facultativo e as eleições legislativas costumam atrair menos eleitores do que as eleições presidenciais. Apenas 145 milhões dos 206 milhões de americanos aptos a votar se registraram para o pleito desta terça-feira. Apesar disso, ainda há chances de a disputa ir para o segundo turno e o resultado ser conhecido somente em dezembro ou janeiro de 2015.

Fontes:
O Globo-Americanos começam a votar nas eleições de meio de mandato
The New York Times-Who Will Win The Senate?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *