Início » Internacional » Comida contaminada matou mais de 350 mil em 2010
Relatório da OMS

Comida contaminada matou mais de 350 mil em 2010

Segurança alimentar é o tema do Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta terça-feira

Comida contaminada matou mais de 350 mil em 2010
Consumo de alimentos contaminados pode desencadear mais de 200 doenças (Fonte: Reprodução/G1)

Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que, em 2010, houve 582 milhões de casos de doenças provocadas pelo consumo de comida contaminada. O número de mortes chegou a 351 mil em todo o mundo.

A segurança alimentar é justamente o tema escolhido pela OMS para o Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta terça-feira, 7.

O consumo de alimentos contaminados pode desencadear mais de 200 doenças, desde diarreia até câncer. Os problemas de saúde podem ser provocados por micro-organismos presentes nas comidas como bactérias, vírus e parasitas, ou por substâncias químicas prejudiciais.

A OMS ressalta que algumas medidas simples podem ser adotadas em casa para evitar contaminações, embora a responsabilidade pela segurança alimentar seja atribuída principalmente a produtores e governos.

Entre as medidas estão manter a limpeza, incluindo lavar as mãos antes de cozinhar e deixar verduras, frutas e legumes de molho por 30 minutos em uma solução de hipoclorito de sódio; não misturar alimentos crus e cozidos; cozinhar bem para matar micro-organismos; manter temperaturas seguras para armazenar os alimentos; e usar água e alimentos crus seguros.

Fontes:
G1 - Comida contaminada levou a 351 mil mortes em 2010, diz relatório da OMS

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *