Início » Internacional » Invenções da Primeira Guerra Mundial que mudaram o mundo
curiosidades

Invenções da Primeira Guerra Mundial que mudaram o mundo

A guerra mudou o mundo com invenções que facilitaram o dia a dia e se popularizaram no século XX

Invenções da Primeira Guerra Mundial que mudaram o mundo
A Primeira Guerra Mundial foi um dos conflitos mais sangrentos que o mundo já viu. Tanques e metralhadoras foram usados pela primeira vez em combate (Foto:Reprodução/Internet)

Em 28 de julho de 1914, começava a 1ª Guerra Mundial. A guerra, porém, mudou o mundo com invenções que facilitaram o dia a dia e se popularizaram no século XX, como zíper, absorvente feminino, lenços de papel e raio-x portátil.

Leia mais: Primeira Guerra Mundial: o conflito que mudou o mundo

Além disso, o fim do conflito estabeleceu uma nova ordem mundial, que impulsionou os EUA como potência militar e econômica, tendo lucrado nos anos de 1920 com a reconstrução dos países europeus.

A participação da Rússia na guerra também acabou por levá-la à Revolução de 1917, que resultou na criação da União Soviética. Algumas das invenções que a partir do conflito passaram a fazer parte do dia a dia foram:

1) Absorvente feminino

Em 1917, as tropas norte-americanas entraram na batalha e trouxeram o cellucotton, material para absorver sangue usado em curativos. Logo, as enfermeiras perceberam que ele poderia servir para conter o fluxo menstrual, sendo mais confortável que algodão ou pano. Quando soube da nova utilidade para o produto, a fabricante do material passou a produzir absorventes femininos, assim como lenços de papel na década de 1920.

2) Zíper

O invento, criado no século XIX, se popularizou com a 1ª Guerra, já que as tropas norte-americanas usavam os fechos em suas roupas e equipamentos. Em 1920, o zíper passou a ser usado em roupas, calçados e bolsas.

3) Raio-x portátil e quimioterapia

O aparelho portátil foi desenvolvido pela cientista polonesa Marie Curie para facilitar a realização de exames pelas tropas francesas no campo de batalha. A quimioterapia começou com o conflito, a partir do uso de gases tóxicos para atingir o inimigo nas trincheiras, como o gás mostarda, que depois teve seus efeitos investigados por pesquisas médicas e a comprovação do uso contra o câncer. Era o primeiro passo para desenvolver a quimioterapia.

4) Relógio de pulso

Durante as batalhas, era equipamento militar obrigatório, pois permitia que os soldados vissem facilmente a hora, mesmo pilotando tanques ou aviões. A Primeira Guerra popularizou o uso dos relógios de pulso, que antes eram considerados afeminados para serem usados por homens.

5) Rádio sem fio

Foi desenvolvido durante a guerra para facilitar a comunicação entre grupos no campo de batalha, o que era anteriormente feito por mensageiros ou pombos-correio.

6) Aviação e armas químicas

Os avanços na estrutura dos aviões, deixando os mais velozes e resistentes, fizeram com que passassem a ser usados em batalhas, assim como tais melhorias contribuíram para o desenvolvimento da aviação civil. O conflito também foi marcado pelo uso de armas químicas, que foram usadas pela primeira vez por alemães.

7) Tanques e metralhadoras

Os tanques de guerra foram testados pelos britânicos em 1914, sendo utilizados em combate pela primeira vez na Batalha de Somme, 1916. As metralhadoras também foram usadas pela primeira vez na Primeira Grande Guerra.

Fontes:
G1 - Como a 1ª Guerra mudou o mundo, dentro e fora dos campos de batalha

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *