Início » Internacional » Como a seca afeta populações em todo o planeta
escassez de água

Como a seca afeta populações em todo o planeta

De acordo com a ONU, a escassez de água já afeta mais de 40% da população mundial

Como a seca afeta populações em todo o planeta
Quase toda a água do planeta é salgada (Fonte: Reprodução/Pixabay)

A série “Água – Planeta em Crise”, do Jornal da Globo, em parceria com o Globo Natureza, destaca nesta semana a crise hídrica no mundo e mostra como a seca está afetando populações em todo o planeta.

Leia também: ‘O Brasil precisa de um ministério da Água’, diz engenheiro civil

De acordo com a ONU, a escassez de água já afeta mais de 40% da população mundial. A entidade prevê que, até 2025, 1,8 bilhão de pessoas vão viver em países ou regiões com absoluta escassez de água.

Apesar de aparentemente ter muita água, uma vez que quase três quartos da superfície da Terra é coberta por oceanos, na realidade a camada de água dos oceanos é muito fina. Além disso, quase toda a água do planeta é salgada. Apenas uma pequena porcentagem é água potável — e que está mal distribuída, sobrando em algumas regiões e faltando em outras.

Várias regiões do mundo enfrentam atualmente secas mais prolongadas, como é o caso do estado da Califórnia, nos EUA, que está entrando no quarto ano seguido de seca. O governador Jerry Brown determinou a redução obrigatória de 25% no consumo de água nas cidades e o corte do fornecimento para fazendas que usam irrigação.

No Nordeste brasileiro a situação também é complicada. Na cidade de São Miguel (RN), que tem 23 mil habitantes, por exemplo, a água encanada acabou em dezembro do ano passado quando o açude secou.

A crise também já chegou na região Sudeste do país, com dois dos maiores reservatórios que atendem a Grande São Paulo com níveis críticos.

Fontes:
Jornal da Globo - Escassez da água já afeta mais de 40% da população do planeta Terra

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *