Início » Internacional » Como as empresas digitais criam produtos que viciam seus usuários
Empresas digitais

Como as empresas digitais criam produtos que viciam seus usuários

Os empresários do mercado digital dedicam-se a inventar produtos que viciam os usuários

Como as empresas digitais criam produtos que viciam seus usuários
Os smartphones e tablets têm ajudado muito a criar essa compulsão (Reprodução/Internet)

Certa vez Cícero disse que “a natureza inseriu em nossa mente um desejo insaciável de ver a verdade”. Hoje, seria mais apropriado dizer que temos um desejo insaciável de checar o e-mail e as contas do Twitter. Calcula-se que quatro quintos dos donos de smartphones verificam seus aparelhos 15 minutos depois de acordar, e que o usuário típico checa seu smartphone 150 vezes por dia.

Dessa vez não foi a natureza que causou essa compulsão irresistível, e sim o homem. Os empresários do mercado digital dedicam-se a inventar produtos que viciam os usuários. De outro modo, como eles sobreviveriam em um mundo no qual centenas de novos produtos são lançados todos os dias? E os smartphones e tablets têm ajudado muito a criar essa compulsão, com sua constante evolução, sempre presentes e cheios de novidades.

Hooked, o novo livro de Nir Eyal, um escritor de tecnologia, dá uma visão geral de uma das mais interessantes batalhas do mundo moderno de negócios: a intensa competição para criar novos produtos digitais, que monopolizam a atenção das pessoas. Peter Drucker, um guru da administração, uma vez disse que o objetivo de um negócio é criar um cliente. Para as empresas digitais a finalidade é criar um usuário viciado e um aparelho onipresente.

Fontes:
The Economist-Getting hooked

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *