Início » Internacional » Como começar bem o dia
BEM-ESTAR

Como começar bem o dia

A vida moderna causa, em geral, estresse pela manhã. Alguns profissionais dão conselhos de como começar o dia sem estresse

Como começar bem o dia
Uma das dicas é deixar tudo preparado na véspera (Foto: HD Wallpapers Rocks)

A correria da vida moderna causa, em geral, estresse pela manhã. Alguns profissionais dão conselhos de como começar o dia sem estresse. Confira abaixo alguma dicas.

Prepare as refeições com antecedência

A médica e autora do livro The Food Medic, Hazel Wallace aconselha a deixar preparado na véspera o almoço a ser levado para o escritório no dia seguinte e deixar separada a roupa a ser usada.

Vicky Silverthorn, especialista em tornar as casas de seus clientes mais funcionais e organizadas, sugere prender lembretes em um quadro de avisos, verificar a previsão do tempo e fazer trabalhos que exigem mais tempo e concentração na véspera. Assim, as manhãs ficam mais tranquilas e, em consequência, as pessoas se preparam melhor para a rotina de um novo dia.

Não use a função “soneca” do despertador

Matthew Walker, professor de neurociência da Universidade da Califórnia, em Berkeley, aconselha a não acionar a função “soneca” do despertador. Em vez disso, ele orienta a programar o horário para a hora que, de fato, a pessoa precisa se levantar, sem tempo para soneca. Segundo especialistas da organização britânica The Sleep Council, cada vez que o alarme do despertador toca, o nível do hormônio cortisol, que ajuda a controlar o estresse aumenta, o que indica que o organismo está combatendo o estresse gerado pelo alarme.

Deixe objetos de uso contínuo sempre no mesmo lugar

Silverthorn recomenda que as pessoas deixem seus objetos de uso pessoal mais básicos, como óculos e chaves, no mesmo lugar ao entrar em casa. Se desfazer de itens desnecessários que se acumulam ao longo dos anos também ajuda a simplificar a rotina doméstica.

Estimule a independência dos filhos

Ainda segundo as dicas de Silverthorn, as máquinas elétricas que fazem chá e café são muito úteis na preparação do café da manhã. A fim de incentivar a independência dos filhos que já têm idade suficiente, os pais devem ensiná-los a preparar o café da manhã sozinhos. “Menos um estresse de manhã”, observa ele.

Tire um tempo para si

Silverthorn alerta que o uso do celular logo ao acordar atrapalha a preparação mental para o dia.

“O hábito que as pessoas têm de checar as mensagens no celular assim que acordam é péssimo”, disse Silverthorn, “Os dez ou quinze  minutos que alguém senta à mesa para beber o chá ou o café são importantes para começar o dia com calma e organizar o pensamento.”

Hazel Wallece também sugere outras dicas como sair de casa com antecedência e levar consigo um livro ou uma playlist que podem tornar o trajeto até o trabalho mais agradável. “Sempre é agradável ler ou ouvir alguma coisa no metrô ou em qualquer outro meio de transporte”, explica.

Fontes:
The Guardian-Five ways to have a stress-free morning

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *