Início » Economia » Como os países gastam dinheiro
Eurostat

Como os países gastam dinheiro

Os gastos de um país refletem seus estereótipos nacionais

Como os países gastam dinheiro
Informações do Eurostat mostram como os países gastam dinheiro (Fonte: Reprodução/Wikimedia)

As informações do Eurostat, o órgão da Comissão Europeia encarregado da produção de dados estatísticos, mostram como os países gastam dinheiro.

Segundo os dados estatísticos do Eurostat, os gastos de um país refletem seus estereótipos nacionais: os russos gastam 8% de seu dinheiro em bebidas alcoólicas e cigarros, bem mais do que a maioria dos países desenvolvidos, os australianos gastam um décimo de seu dinheiro em lazer, enquanto a Coreia do Sul distingue-se dos demais países pelo investimento maciço em educação.

Algumas das diferenças são uma consequência do nível econômico. Lugares mais ricos como os Estados Unidos e a Austrália onde as despesas das famílias são em média de US$ 30.000 por pessoa, gastam menos em alimentação do que o México e a Rússia, onde a despesa média é de cerca de US$ 6.000. E a política também exerce influência sobre a maneira como as pessoas direcionam seus gastos.

A assistência médica privada nos EUA consome mais de um quinto do orçamento familiar, enquanto nos países da União Europeia onde a saúde pública é comum, só 4% do orçamento é gasto com tratamentos médicos. Na Rússia, as despesas com moradias e aquecimento das casas subsidiadas pelo governo diminuem o custo de vida, o que significa mais dinheiro para gastar com lazer, viagens e outros prazeres da vida.

grafico-economist

Fontes:
The Economist - How countries spend their money

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *