Início » Vida » Comportamento » Como proteger os motoristas do uso do celular
direção segura

Como proteger os motoristas do uso do celular

Em pesquisas realizadas com motoristas norte-americanos, mais de dois terços confessaram que usam o celular enquanto dirigem

Como proteger os motoristas do uso do celular
O problema é mais grave no caso de adolescentes, que são, em tese, um grupo de alto risco na direção (Foto: Wikipedia)

Os seres humanos são, em geral, distraídos, e a tendência de deixar o pensamento divagar ou prestar atenção na música que está tocando no rádio, por exemplo, é especialmente perigosa quando se está dirigindo. Em pesquisas realizadas com motoristas norte-americanos, mais de dois terços confessaram que usam o celular enquanto dirigem.

O problema é mais grave no caso de adolescentes, que são, em tese, um grupo de alto risco na direção. Um estudo publicado em março pela Associação Americana de Automóveis reviu quase 7 mil vídeos de motoristas adolescentes, monitorados com câmeras instaladas em seus carros no período de 2007 a 2013, em troca de apólices de seguro mais baratas. Os vídeos mostraram que a distração foi responsável por 58% dos acidentes, quatro vezes superior ao número estimado para essa faixa etária a partir de relatórios de acidentes compilados pela National Highway Traffic Safety Administration. O uso do celular foi a segunda causa de acidentes, ficando atrás apenas da interação entre os passageiros.

No entanto, é possível diminuir os riscos do uso do celular. Uma pesquisa apresentada em 20 de abril na Conference on Human Factors in Computing Systems em Seul, Coreia do Sul, por Kim SeungJun, Chun Jaemin e Anind Dey da Universidade Carnegie Mellon, na Pensilvânia, revelou que a utilização de recursos tecnológicos mais sofisticados, como sensores e um software que identifica o momento mais seguro para interromper uma ligação telefônica com uma precisão de 92%, pode minimizar a distração provocada por celulares em motoristas de todas as idades.

Fontes:
The Economist - Driven to distraction

1 Opinião

  1. Camila Silva disse:

    Eita, celular e carro não combinam…porem pra proteger de virus, aí sim a dica é instalar um app antivirus do psafe ou avast que sao mt bons!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *