Início » Cultura » Computadores podem aprender a jogar videogames sozinhos
Inteligência Artificial

Computadores podem aprender a jogar videogames sozinhos

O computador não recebe nenhum tipo de informação sobre as regras dos jogos. Em vez disso, ele deduz como jogar olhando a tela e o resultado de pontos

Computadores podem aprender a jogar videogames sozinhos
Estudo mostra o poder das técnicas modernas do “aprendizado de máquinas”, que capacitam os computadores a aprenderem sozinhos (Reprodução/Internet)

Qual é a capacidade de os computadores aprenderem a jogar videogames? O gráfico abaixo mostra o desempenho de um computador que usa recursos de inteligência artificial para jogar uma série de videogames clássicos, comparado ao desempenho dos profissionais que testam os jogos.

grafico

Qual é a capacidade de os computadores aprenderem a jogar videogames? (Reprodução/Economist)

O estudo apresentado na revista Nature é mais do que divertido. Ele mostra o poder das técnicas modernas do “aprendizado de máquinas”, que capacitam os computadores a aprenderem sozinhos. O computador não recebe nenhum tipo de informação sobre as regras dos jogos. Em vez disso, assim como o ser humano, ele deduz como jogar olhando a tela e o resultado de pontos, além de pensar em conceitos como “alienígena” e “comando” sozinho. Esses algoritmos de aprendizado são muito usados em empresas de computação, desde em softwares de reconhecimento facial a anúncios com um objetivo definido.

O Google, sempre na vanguarda tecnológica, comprou a Deepmind Technologies, uma empresa britânica especializada em inteligência artificial, por, segundo dizem, U$400 milhões em 2014.

 

 

Fontes:
Economist-Computers, gaming

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *