Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Um relatório divulgado nesta semana pelo Banco Mundial revelou que as famílias mais pobres do mundo estão mais propensas a terem celulares do que banheiros ou água limpa.
Ainda de acordo com o Banco Mundial, a nova realidade digital não necessariamente melhorou a situação destas famílias.
O relatório “Dividendos Digitais” mostra que o número de usuários de internet mais que triplicou em uma década, chegando a mais de 40% da população mundial.
Apesar da expansão da internet e de outras tecnologias digitais e suas consequências positivas, não houve um enorme aumento de produtividade que muitos esperavam, ainda segundo o Banco Mundial, que ressaltou também que a expansão da internet não melhorou as oportunidades para as pessoas mais pobres, nem ajudou a propagar a “governança responsável”.
“Os benefícios totais da transformação da informação e comunicação somente se tornarão realidade se os países continuarem a melhorar seu clima de negócios, investirem na educação e saúde de sua população e proverem a boa governança […] Nos países em que esses fundamentos são fracos, as tecnologias digitais não impulsionam a produtividade nem reduzem a desigualdade”, afirma o relatório.
Empreendedores da tecnologia, como Mark Zuckerberg e Bill Gates, argumentam, no entanto, que o acesso universal à internet é essencial para eliminar a pobreza extrema.
O Banco Mundial diz, por sua vez, que conectar o mundo “é essencial, mas está longe de ser suficiente” para acabar com a pobreza.
O relatório ressalta também que, “como não é de surpreender, os mais instruídos, bem conectados e mais capazes têm recebido a maior parte dos benefícios” da expansão digital.
Fontes:
Portal Exame - Pobres precisam de banheiro, não de celular, diz BM
292 visualizações
166 visualizações
8 comentários
3 comentários
3 comentários
um pais q arrecada 1 trilhoes , d impostos p o governo , a onde seta as nossas benfeitorias ? saude educaçao , segurança e educaçao ?