Início » Internacional » Confronto em campo de refugiados na Síria deixa 26 mortos
Crise humanitária

Confronto em campo de refugiados na Síria deixa 26 mortos

Batalha começou na última quarta-feira, quando o Estado Islâmico ocupou o campo de Yarmouck a 8 km da capital síria, Damasco

Confronto em campo de refugiados na Síria deixa 26 mortos
Foto de 2014 mostra o estado de Yarmouck. Campo já chegou a ter 150 mil pessoas (Foto: Reprodução/UNRWA/AP)

O campo de refugiados de Yarmouk, 8 km ao sul de Damasco, na Síria, foi palco de uma sangrenta batalha entre o Estado Islâmico e militares do governo sírio na semana passada, deixando 26 mortos, segundo a ONU. O local foi ocupado pelos insurgentes na última quarta-feira, sendo alvo do combates desde então. A ONU e o governo sírios retiraram 96 pessoas, que foram levadas para hospitais e abrigos em Damasco.

Especula-se que o governo tenha conseguido recuperar o controle de partes do campo. A batalha de Yarmouk é a mais próxima da capital síria desde o início da guerra contra o Estado Islâmico, em 2011. De acordo com informações da ONG Observatório Sírio para Direitos Humanos, o Isis tomou o controle de 90% do local no dia 1° de abril, e os militares vinham lançando bombas de maneira indiscriminada desde então.

A Agência das Nações Unidas de Assistência a Refugiados Palestinos no Oriente Próximo (UNRWA) requisitou intervenção humanitária internacional e afirmou que os acontecimentos em Yarmouck são uma “vergonha universal”.

De acordo com informações da Organização para Libertação da Palestina (OLP) e da ONU, cerca de 18 mil civis ainda vivem no campo de refugiados, que já chegou a abrigar 150 mil pessoas, mas a maior parte o abandonou em 2011. A retirada dos civis restantes está sendo coordenada pelo governo. O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, lamentou o fato e pediu o fim do confronto.

“Os palestinos estão pagando o preço por guerras e violência que eles não começaram. É preciso encontrar uma solução para os moradores de Yarmouk, que não fizeram nada para merecer isso”.

Fontes:
Globo-Ataques sírios matam 26 em campo de refugiados tomado pelo EI em Damasco

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *