Início » Internacional » Confronto na fronteira entre Índia e Paquistão mata pelo menos 11 civis
Internacional

Confronto na fronteira entre Índia e Paquistão mata pelo menos 11 civis

Os países se acusaram mutuamente; ao longo dos últimos anos os ataques se tornaram frequentes

Confronto na fronteira entre Índia e Paquistão mata pelo menos 11 civis
O confronto danificou várias aldeias em ambos os lados da fronteira, segundo autoridades (Foto: Wikimedia)

Nesta sexta-feira, 28, um tiroteio entre as forças de segurança indianas e paquistanesas matou pelo menos 11 civis e feriu dezenas em ambos os lados da fronteira, de acordo com funcionários de ambos os países.

O confronto danificou várias aldeias em ambos os lados da fronteira, segundo autoridades. A violência coincidiu com a celebração dos 50 anos da guerra entre a Índia e o Paquistão, um dos três grandes conflitos entre os vizinhos desde 1947, que agora têm armas nucleares.

Na sexta-feira, a Índia e o Paquistão se acusaram mutuamente de iniciar o mais recente confronto. De acordo com o exército paquistanês, o combate começou com o bombardeio indiano de várias aldeias paquistanesas perto de Sialkot, na província de Punjab. O bombardeio matou oito paquistaneses e feriu outras 47, incluindo 24 mulheres e 11 crianças, disseram autoridades paquistanesas. Já o exército da Índia disse que o combate começou quando forças paquistanesas começaram a disparar na disputada região da Caxemira, na Índia. Pelo menos três civis indianos foram mortos e 18 outros ficaram feridos, de acordo com um funcionário do distrito na cidade indiana de Ranbir Singh Pora.

Em resposta à violência, o chefe do Exército do Paquistão, general Raheel Sharif, correu para a cidade de Sialkot nesta sexta-feira para se encontrar com as vítimas e os guardas de fronteira paquistaneses. Seu porta-voz, o major-general Asim Bajwa, acusou a Índia de cruzar “todos os limites para aterrorizar os civis.”

Se as tensões persistirem, vários políticos e comentaristas paquistaneses disseram nesta sexta-feira que isto poderia resultar em uma guerra. Um cessar-fogo entre as forças de segurança indianas e paquistanesas está em vigor desde 2003. Mas ao longo dos últimos dois anos, ataques ao longo da fronteira tornaram-se mais frequentes.

Fontes:
The Washington Post-Clashes erupt between India and Pakistan along disputed border
Zero Hora-Tiroteio deixa 10 civis mortos na fronteira entre Índia e Paquistão

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *