Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Pelo menos 52 palestinos morreram e mais de 2,4 mil ficaram feridos durante confrontos na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel nesta segunda-feira, 14.
O Estado de Israel completa 70 anos nesta segunda, data que também será inaugurada a embaixada dos EUA em Jerusalém, após a polêmica decisão do presidente americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.
Os protestos de palestinos na fronteira ocorrem desde o final de março. Nesta segunda, pequenos grupos tentaram avançar contra a barreira. Em seguida, começaram os confrontos. A expectativa é de que os protestos reúnam milhares de palestinos nesta segunda na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada.
O Exército de Israel distribuiu panfletos no final de semana em Gaza alertando que os palestinos que participam de protestos se expõem ao perigo. Além disso, as forças de segurança de Israel afirmaram que não serão aceitos danos à cerca de segurança ou ataque aos soldados ou civis israelenses.
O status diplomático de Jerusalém é um dos temas mais polêmicos no conflito entre israelenses e palestinos. Enquanto Israel considera Jerusalém sua capital indivisível, os palestinos reivindicam parte da cidade como capital de seu futuro Estado.
306 visualizações
173 visualizações
167 visualizações
8 comentários
3 comentários
3 comentários