Início » Internacional » Congresso da Espanha aprova exumação do ditador Franco
DECRETO

Congresso da Espanha aprova exumação do ditador Franco

Decreto aprovado por deputados possibilita a exumação dos restos mortais de Francisco Franco

Congresso da Espanha aprova exumação do ditador Franco
Francisco Franco governou a Espanha de 1939 a 1975 (Fonte: Reprodução/Wikipedia)

Em sessão parlamentar nesta quinta-feira, 13, o Congresso da Espanha aprovou um decreto que possibilita a exumação dos restos mortais do ditador Francisco Franco (1892-1975), que está enterrado no memorial Vale dos Caídos.

O decreto, que havia sido aprovado previamente pelo governo do socialista Pedro Sánchez, foi revalidado pela maioria dos deputados. O Partido Popular (PP) e o Ciudadanos se abstiveram.

O decreto será tramitado como projeto de lei, possibilitando propostas de emendas ao texto. A medida é defendida por grupos que apoiam o governo.

A vice-presidente Carmen Calvo afirmou que “não há justiça, nem paz, nem concórdia enquanto Franco estiver junto das suas vítimas”. Carmen também criticou a postura dos partidos PP e Ciudadanos, que, por sua vez, criticaram que a exumação dos restos mortais de Franco seja feita por decreto, já que, segundo eles, não é uma questão urgente.

Francisco Franco governou a Espanha de 1939 a 1975 após uma guerra civil entre 1936 e 1939. A exumação dos restos mortais do ditador é alvo de polêmica. O memorial Vale dos Caídos foi construído a mando de Franco.

Fontes:
EBC - Congresso espanhol aprova exumação de restos mortais do ditador Franco

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *