Início » Cultura » Gastronomia » Conheça nove curiosidades sobre o sushi
Culinária japonesa

Conheça nove curiosidades sobre o sushi

O sushi se tornou o segundo prato preferido dos brasileiros, perdendo apenas para o churrasco. Veja nove fatos curiosos sobre essa deliciosa iguaria

Conheça nove curiosidades sobre o sushi
Sushi ganhou o paladar dos brasileiros (Foto: Flickr)

Nos últimos anos, a culinária japonesa conquistou o paladar dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo site de comércio online Groupon mostrou que o sushi é o segundo prato preferido da população, perdendo apenas para o churrasco.

Recentemente, o site americano Daily Meal listou algumas curiosidades sobre esse prato tão admirado no Brasil. Confira abaixo!

1) O arroz nem sempre foi o protagonista

Atualmente, o arroz e peixe cru são os principais elementos do sushi. Mas nem sempre foi assim. No século VIII, o arroz era utilizado como uma camada protetora, usada para conservar o peixe após ele ser salgado. Na hora do preparo, a camada era retirada e o arroz descartado.

IMG_1138

2) O salmão não era popular

O peixe cru sempre foi parte da culinária japonesa, mas o salmão não. Ele foi apresentado aos japoneses somente na década de 1980, pelos noruegueses. Só então ele passou a fazer parte do preparo do sushi.

sushi salmao

3) Temaki também é sushi

Conhecido pelo formato de cone, o temaki é uma das variações do sushi. Outra variante é o chirashi, arroz com peixe servido em cima de uma tigela.

temaki

4) O shushi pode ser o precursor dos fast-foods

Por volta do século XVIII, o sushi era usado como uma espécie de fast-food. Na época, os restaurantes locais procuravam uma forma de produzir um tipo de comida rápida e em larga escala. O peixe usado era mergulhado em molho shoyu para garantir a preservação.

sushi fast fodd

5) Sushi se come com as mãos

Apesar de parecer estranho para os ocidentais, o jeito certo de comer sushi é com as mãos, em uma única mordida. Somente o sashimi deve ser consumido com a ajuda dos hashis, os famosos pauzinhos da comida japonesa.

sushi com as maos

6) O ponto certo do arroz

O arroz do sushi deve ser pegajoso. Se ele desmanchar na boca, não está no ponto certo. Para isso é utilizado um tipo de vinagre especial para arroz.

sushi rice

7) Variações estrangeiras

Ao longo dos anos, o sushi ganhou várias versões diferentes, muitas feitas fora do Japão. A versão em que o sushi vem com o arroz na parte externa e a alga na parte interna, por exemplo, foi criada nos Estados Unidos, por isso leva o nome Califórnia Roll.

Outra variação feita nos EUA foi a substituição do atum pelo abacate, que muitos dizem ter a mesma textura do peixe, mas com sabor diferente.

sushi california-rolls51

8) Vinagre e sal para disfarçar o cheiro

Além de temperar, o sal e o vinagre usados no preparo do shushi têm duas outras funções: ajustar a coloração e a umidade do peixe e disfarçar seu forte cheiro.

rice_sushi-vinegar

9) O peixe deve ser congelado

Poucos sabem, mas o peixe usado no sushi deve ser congelado antes do preparo. A medida é uma forma de matar os parasitas que se instalam na carne do peixe. Essa regra, no entanto, muitas vezes é ignorada.

Rose colored fish, summer food with lemon wine marinade

Fontes:
Exame-10 curiosidades que você precisa saber sobre o sushi

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *