Início » Vida » Ciência » Conheça nove invenções femininas que mudaram o mundo
PIONEIRISMO

Conheça nove invenções femininas que mudaram o mundo

Lista compila nove invenções que muitos desconhecem terem sido criadas por mulheres

Conheça nove invenções femininas que mudaram o mundo
O limpador de para-brisas é uma das invenções (Foto: Pixabay)

Se hoje em dia você pode ligar seu limpador de para-brisas ou deixar a tarefa de lavar a louça para uma máquina, você deve agradecer a mulheres inventoras. Uma lista compilada pela BBC reuniu nove invenções que muitos desconhecem terem sido encabeçadas por mulheres. Confira abaixo:

1) Softwares de computadores – Grace Hopper

(Foto: Flickr/ Miss Karen)

(Foto: Flickr/ Miss Karen)

Após entrar na Marinha dos EUA, a almirante Grace Hopper trabalhou no computador Mark 1. Em 1952, ela criou o primeiro compilador, que traduzia um comando textual para linguagem de códigos que seria lido pelo computador. Ela também popularizou o termo “debugging”, processo que evita e reduz defeitos de software, depois que um inseto foi retirado de dentro de sua máquina.

2) Identificador de chamadas e chamada em espera – Shirley Ann Jackson

(Foto: Lugar de mulher)

(Foto: Lugar de mulher)

A pesquisa da física Shirley Ann Jackson, nos anos 1970, levou à criação do identificador de chamadas e da chamada em espera. Suas descobertas no campo das telecomunicações permitiram que outras pessoas inventassem o fax portátil, cabos de fibra ótica e células solares. Ela foi a primeira mulher negra americana a receber o título de doutora pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

3) Limpador de para-brisas – Mary Anderson

(Foto: AWH)

(Foto: AWH)

Mary Anderson pensou numa solução para os dias de inverno, nos quais os motoristas precisavam abrir as janelas do carro quando tinham que limpar a neve do vidro da frente. Em 1903, ela patenteou a lâmina de borracha que pode ser acionada de dentro do carro. As montadoras achavam que o limpador iria distrair os motoristas e menosprezaram a invenção de Anderson. Mal sabiam que a invenção se tornaria um padrão nos veículos. Anderson, no entanto, nunca lucrou com a invenção.

4) Bateria de longa duração – Olga D. Gonzalez-Sanabria

(Foto: Nasa)

(Foto: Nasa)

A porto-riquenha Olga D. Gonzalez-Sanabria inventou, em 1980, as baterias de níquel e hidrogênio com longa duração. Hoje, ela é diretora de engenharia de um dos centros de pesquisa da Nasa, em Ohio, nos Estados Unidos.

5) Lava-louças – Josephine Cochrane

(Foto: Wikimedia)

(Foto: Wikimedia)

Em 1886, Josephine Cochrane patenteou a lava-louças. Ela queria uma máquina que lavasse os pratos mais rápidos que seus funcionários e que não quebrasse a louça. Ela abriu sua fábrica de produção por conta das dívidas deixadas por seu marido alcoólatra.

6) Sistema de segurança doméstico – Marie Van Brittan Brown

(Foto: Domínio Público)

(Foto: Domínio Público)

A enfermeira Mari Van Brittan Brow desenvolveu, em parceria com seu marido, o primeiro sistema de segurança doméstico. Uma câmera se movia para cima e para baixo na porta, e as imagens apareciam num monitor, que ficava no quarto do casal. O monitor contava com um alarme, que poderia ser acionado em caso de emergência.

7) Isolamento de células-tronco – Ann Tsukamoto

(Foto: UCSF)

(Foto: UCSF)

Em 1991, Ann Tsukamoto patenteou o isolamento de células-tronco de humanos. A descoberta ajuda em pesquisas sobre o sistema sanguíneo de pacientes com câncer. Atualmente, ela pesquisa sobre o crescimento das células-tronco.

8) Fibra Kevlar – Stephanie Kwolek

(Foto: Wikimedia)

(Foto: Wikimedia)

A química Stephanie Kwolek é responsável pela fibra leve usada em coletes à prova de balas. Ela descobriu o material em 1965. Ele é cinco vezes mais forte que o aço. O produto também está em luvas domésticas, celulares, aviões e pontes suspensas.

9) Monopoly – Elizabeth Magie

(Foto: Alchetron)

(Foto: Alchetron)

O jogo Monopoly, foi inventado por Elizabeth Magie, apesar de ser atribuído a Charles Darrow. Ela patentou o “Landlord’s Game” (O jogo do proprietário, em tradução livre), em 1904, para criticar o capitalismo. A versão atualmente conhecida foi lançada em 1935 e não inclui uma das principais regras criada por Magie, fazendo com que o objetivo do jogo seja exatamente o contrário do objetivo principal de Magie. Na versão atual, a ideia é acumular riquezas. Quando a companhia descobriu que Darrow não era o único criador, comprou a patente de Magie por apenas US$ 500.

Fontes:
BBC-9 coisas que você provavelmente não sabia que foram inventadas ou descobertas por mulheres

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Lucinda Telles disse:

    A Marie Van Brittan Brown parece a Rochele, cuja maior invenção foi fazer o Julius ter “dois empregos”. Mas falando sério, a melhor invenção foi o limpador de pára-brisas; as outras são coisas que qualquer homem poderia ter inventado.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *