Início » Internacional » Conheça os países menos religiosos do mundo
Levantamento

Conheça os países menos religiosos do mundo

O país mais populoso do mudo é também o menos religioso. De acordo com um novo estudo, 90% dos chineses se consideram ateus ou não religiosos

Conheça os países menos religiosos do mundo
A posição da Suécia como uma das nações menos religiosas do mundo também é surpreendente (Reprodução/Internet)

A pesquisa em 65 países foi conduzida pela International e WI Network of Market, e foi baseada em 63.898 entrevistas. A China é de longe o país menos religioso, seguido pelo Japão e por países europeus, como Suécia e República Tcheca.

Apesar de a sociedade chinesa ter profundas tradições religiosas, décadas de regime comunista instalaram um materialismo ateu generalizado que ainda surpreende muitos visitantes.

A posição da Suécia como uma das nações menos religiosas do mundo também é surpreendente. O país escandinavo tem se tornado cada vez mais laico nos últimos anos e os observadores têm notado uma desconexão entre a popularidade de tradições religiosas como o Natal ou a Páscoa e verdadeiro compromisso religioso. Apenas oito por cento dos suecos frequentam regularmente serviços religiosos, de acordo com o governo sueco.

Com seu alto número de cidadãos ateus, China e Hong Kong parecem ser exceções na Ásia. A Europa Ocidental e a Oceania são as únicas regiões onde cerca de 50% da população ou mais ou se consideram ateus ou não religiosos.

Na Europa Ocidental, o Reino Unido e os Países Baixos lideram o ranking, seguidos pela Alemanha, Suíça, Espanha e Áustria. Na França, cerca de metade da população não é religioso ou ateu.

Com 65%, Israel tem, surpreendentemente, muitos cidadãos que se consideram não religiosos ou ateus. De acordo com o jornal israelense Haaretz, o ateísmo está profundamente enraizado na sociedade do país. Já na Cisjordânia e em Gaza, apenas 19% de todos os entrevistados disseram que não eram religiosos.

Esta lista de nações menos religiosas do mundo não indica um declínio da fé. No mundo todo, seis em cada dez pessoas dizem que são religiosos. A maioria dos crentes podem ser encontrados na África e no Oriente Médio, onde oito em cada dez pessoas se consideram religiosas, seguido pela Europa Oriental, América e Ásia.

Entre os 65 países pesquisados pelo Gallup International, a Tailândia liderou a lista das nações mais religiosas com 94% da população se considerando ser religiosa. Armênia, Bangladesh, Geórgia e Marrocos seguiram a Tailândia no ranking. O Brasil, por sua vez, está em 23º lugar.

Fontes:
The Washington Post-Map: These are the world’s least religious countries

1 Opinião

  1. Renato Fregapani disse:

    O sentimento religioso é inerente ao ser humano e não precisa estar vinculado a uma religião para existir. O Japão, uma nação que até meados do século XX considerava o seu imperador um Deus ser considerado o segundo menos religioso do mundo demonstra mais um vício do que uma virtude dessa pesquisa.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *