Início » Internacional » Coreia do Norte será alvo de sanções ainda mais rígidas
PROGRAMA NUCLEAR

Coreia do Norte será alvo de sanções ainda mais rígidas

Ampliação de sanções sinaliza uma maior cooperação entre EUA e China no Conselho de Segurança da ONU

Coreia do Norte será alvo de sanções ainda mais rígidas
Novas sanções visam impedir o país de gerar receita e tecnologia para seu programa nuclear (Foto: Wikimedia)

O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade a aplicação de sanções ainda mais rígidas contra a Coreia do Norte. A votação ocorreu nesta quarta-feira, 2, e mostra uma maior cooperação entre EUA e China, aliada da Coreia do Norte que costuma votar contra as punições ao país.

As novas sanções determinam aos governos a inspeção de toda carga enviada ou recebida da Coreia do Norte. Antes, a revista só era obrigatória em cargas consideradas suspeitas. A resolução também prevê o fim do comércio de armas com o país e a expansão da lista de cidadãos norte-coreanos punidos pelas sanções anteriores.

Segundo diplomatas envolvidos nas negociações, as novas sanções contêm rígidas medidas que visam minar a capacidade do governo de gerar receita, tecnologia e outros recursos usados em seu programa nuclear.

A resolução também expande a lista de bens exportados para a Coreia do Norte, incluindo bens de luxo como relógios e jet skis cujos valores ultrapassem US$ 2 mil. O líder norte-coreano Kim Jon-un é conhecido por usar esses itens como moeda de troca para obter favores de aliados da elite do país.

Fontes:
The New York Times-U.N. Security Council Adopts Toughest North Korea Sanctions Yet

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *