Início » Internacional » Conselho de Segurança da ONU aprova proposta sobre paz na Síria
Conflito

Conselho de Segurança da ONU aprova proposta sobre paz na Síria

Trata-se do primeiro plano político relativo ao conflito sírio em que todos os países membros do Conselho conseguem chegar a um acordo

Conselho de Segurança da ONU aprova proposta sobre paz na Síria
O conflito sírio já deixou mais de 250 mil mortos e 12 milhões de refugiados (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uma proposta para iniciar um plano de paz na Síria foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU. Trata-se do primeiro plano político relativo ao conflito sírio em que todos os países membros do conselho conseguem chegar a um acordo, inclusive a Rússia, que no passado vetou outras resoluções sobre o país. Agora, temas como transição política, reconstrução, combate ao terrorismo e legalidade de grupos envolvidos na guerra civil vão poder ser discutidos.

A declaração de 16 pontos redigida pela França era objeto de negociações desde o mês passado, quando o representante especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, apresentou sua nova proposta para os diálogos de paz no conselho.

Apenas a Venezuela se absteve de celebrar o acordo. O país, que tem boas relações com a Síria, afirmou discordar de partes do plano que pedem uma transição política para acabar com uma guerra que já dura quatro anos. O embaixador Rafael Ramírez disse que a proposta de buscar transição de poder “abre um perigoso precedente contra o direito de decisão dos próprios sírios”.

Enquanto isso, pelo menos 110 pessoas foram mortas perto de Damasco no último domingo, 16, em ataques aéreos realizados pelo regime de Bashar al-Assad a um mercado na cidade de Duma. A informação é do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), que monitora o conflito no país.

O conflito sírio já deixou mais de 250 mil mortos e 12 milhões de refugiados.

 

 

Fontes:
O Globo-Conselho de Segurança da ONU aprova proposta de plano de paz para a Síria
Zero Hora-Conselho de Segurança da ONU apoia novo plano de paz para a Síria

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *