Início » Economia » Consumo de energia na UE atinge o nível mais baixo dos últimos 20 anos
demanda reduzida

Consumo de energia na UE atinge o nível mais baixo dos últimos 20 anos

Parte da queda se deve à crise no bloco europeu, mas o estímulo ao uso eficiente da energia também contribuiu para a redução da demanda

Consumo de energia na UE atinge o nível mais baixo dos últimos 20 anos
Queda no consumo de energia deixa a EU mais perto de atingir a meta internacional fixada para 2030 (Reprodução/Johannes Simon/Getty)

O consumo de energia na União Europeia (UE) caiu para o nível mais baixo dos últimos 20 anos. Os dados são de um levantamento divulgado na última segunda-feira, 9, pela Eurostat, órgão de análise estatística do bloco.

Segundo o estudo, em 2013 o total de energia consumida pela UE foi equivalente a 1.666 milhão de toneladas de petróleo, total inferior aos 1.667 registrados em 1990. De acordo com a Eurostat, boa parte dessa queda se deve à crise financeira que afeta o bloco. Porém, o esforço de alguns países membros para reduzir o gasto de energia e usar de forma mais eficiente a demanda consumida também contribuíram para o resultado.

A maior parte do petróleo utilizado para a geração de energia na UE é importada, principalmente da Arábia Saudita e da Noruega. Segundo o levantamento, o Reino Unido foi o membro da UE que menos importou petróleo em 2013, com 46,4% do total. A França, que usa energia nuclear para suprir a maioria de sua demanda, também consumiu pouco, com 48%. Por outro lado, Alemanha e Itália registraram um alto percentual, com 63% e 77%, respectivamente.

A queda no consumo de energia deixa a UE mais perto de atingir a meta internacional fixada para 2030, de reduzir em até 40% as emissões de gases de efeito estufa em comparação com 1990.

Fontes:
The Guardian-EU energy consumption level falls to 20-year low

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *