Início » Internacional » Contrabando de leite em pó infantil desbanca tráfico de drogas em Hong Kong
Demanda por leite

Contrabando de leite em pó infantil desbanca tráfico de drogas em Hong Kong

Desde que governo restringiu a compra do produto a duas unidades por turista, mais chineses são presos tentando roubar latas

Contrabando de leite em pó infantil desbanca tráfico de drogas em Hong Kong
Desconfiados da qualidade do leite produzido na China, pais chineses recorrem ao produto estrangeiro vendido em Hong Kong (Reprodução/Bloomberg)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em Hong Kong, o número de pessoas presas por roubar leite em pó infantil vem desbancando o número de prisões por tráfico de heroína.

Desde que o governo da antiga província britânica implantou a lei que restringe o número de latas compradas por turistas (em sua a maioria chineses) para duas por pessoa, o percentual de roubos vem aumentando.

Não é difícil entender o motivo desse aumento. A crescente demanda chinesa somada à desconfiança do consumidor pelo leite produzido no país fez com que os pais chineses que visitam Hong Kong aproveitassem para tentar “levar” consigo latas de leite escondidas.

Para as grandes empresas alimentícias, a restrição tem seu lado positivo. A repressão à compra de leite estrangeiro em Hong Kong deu às empresas Danone, Nestlé e Mead Johnson a oportunidade para expandir seu mercado na China. Somente este ano, as empresas esperam um aumento de 5% nas vendas de leite em pó infantil no país.

O leite em pó infantil produzido na China já foi alvo de escândalos que incluiram a morte de seis bebês. A corrupção no país faz com que a fiscalização do alimento seja mais flexível. Por esta razão, os consumidores chineses consideram o leite em pó infantil produzido no exterior um produto de luxo.

Na internet a compra do alimento também ficou mais difícil. Sites que vendem leite em pó infantil para consumidores chineses aumentaram o preço do produto, e a espera por latas provenientes do exterior pode levar até dois meses.

Fontes:
Bloomberg-Milk Smugglers Top Heroin Courier Arrests in Hong Kong

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *